Incêndio destrói acervo da Fundação Casa de Penedo

Cone Freire/AquiAconteceFundação Casa de Penedo deverá fazer levantamento do material destruído

Fundação Casa de Penedo deverá fazer levantamento do material destruído

Um incêndio, cujas causas deverão ser investigadas pela Polícia Civil de Alagoas, destruiu parte do acervo do Chalé dos Loureiros, que integra o patrimônio histórico da cidade de Penedo. O incêndio ocorreu no começo da noite deste domingo, dia 23, e só foi contido graças à ação rápida dos bombeiros.

Segundo informações da imprensa local, o incêndio foi percebido por vizinhos, que acionaram os bombeiros. Ao chegarem ao prédio, que fica no centro histórico de Penedo, os bombeiros foram informados por pessoas que fazem a manutenção do prédio que havia colchonetes e restos de comida, o que indica a presença de pessoas estranhas no casarão.

O incêndio foi relatado aos integrantes da Fundação Casa de Penedo, responsável pelo acervo do casarão, formado basicamente por documentos, livros, além de móveis históricos. A fundação deverá fazer um levantamento do que foi perdido durante o incêndio.

Chalé dos Loureiros

Foi construído no final do século XIX, pelo senhor J.A. Loureiro, engenheiro responsável pelas obras de implantação do serviço de abastecimento de água da cidade. Quando de sua edificação, era um prédio de vanguarda no país, tanto no que respeita ao estilo quanto à tecnologia utilizada. Os prédios assemelhados existentes no Brasil datam das três primeiras décadas do século XX.

Arquitetonicamente, insere-se no ecletismo. É um chalé urbano de influência francesa, no qual se integram elementos decorativos do classicismo. Ainda é de se sublinhar, por sua peculiaridade, a simetria da fachada principal, resultante de duas varandas laterais, e não apenas, como viria a tornar-se comum em casa do tipo “chalé”. Essa peculiaridade de planta confere elegância ao prédio e harmoniza-se com o neoclassicismo de suas portas e janelas.

Fonte: Com Correio do Povo

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos