Conferência reúne 15 municípios em Rio Largo

“Precisamos garantir nossos direitos”. Em discurso de abertura nesta segunda-feira (24), durante a 8ª Conferência Metropolitana dos Direitos da Criança e do Adolescente, o estudante Pedro Henrique Garcia, frisou a necessidade dos direitos básicos da criança e do adolescente. Evento promovido pela Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), aconteceu no auditório do Colégio Municipal Judith Paiva, em Rio Largo.

Cerca de 200 pessoas, representaram os 15 municípios: Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Capela, Coqueiro Seco, Flexeiras, Joaquim Gomes, Maceió, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba. Em seguida, aconteceu a leitura do regimento interno e a exposição sobre a política de direitos para o segmento em cinco grupos temáticos. A psicóloga Suzy Maurício abordou “A promoção e universalização de direitos em um contexto de desigualdades”; o educador social Átila Vieira apresentou “A proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes; o presidente do Fórum Estadual dos Conselhos Tutelares, José Edmilson, abordou “Fortalecimento do sistema de garantia de direitos”; o vice-presidente do Fórum dos Conselhos Tutelares, Wéliton Nunes Vasconcelos, discutiu “Participação de crianças e adolescentes em espaços de construção da cidadania e gestão da política — Um mundo para a criança e o adolescente do semiárido”.

Na oportunidade, os representantes municipais discutiram propostas de diretrizes da Política Nacional de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente que deverão, posteriormente, balizar a elaboração de um Plano Decenal da Política de Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro servirá de base para a 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será realizada no próximo dia 15 de setembro, no auditório do Conselho Regional de Medicina (Cremal), que antecede a Nacional, este ano, no período de 7 a 10 de dezembro, em Brasília.

O prefeito Toninho Lins agradeceu o empenho das pessoas envolvidas no evento com intuito de garantir melhorias aos jovens. “Reunir 15 municípios em Rio Largo é gratificante. Esse debate trás a oportunidade de envolvimento de cada município, com o objetivo de compartilhar experiências em benefício da criança e do adolescente”, destacou.

Participaram da conferência a vice-prefeita Fátima Santos, as vereadoras por Maceió, Teresa Nelma e Heloisa Helena, a vereadora por Rio Largo, Ionaide Cardoso, a diretora de Políticas para Juventude, Mônica Peixoto que representou a secretária Wedna Miranda, os secretários municipais de Administração e Educação, Teresa Laranjeira e João Marinho, a promotora de Justiça Amélia Campelo, a representante do Cedca, Dulce Perdigão, o superintendente de Políticas para Juventude, Bergson Tenório, entre outros.

Fonte: Ascom/RL com Agência Alagoas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos