Projeto incentiva leitura em Boca da Mata

Foi com a finalidade de despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar, estendendo-se inclusive até às comunidades, sobretudo visando à formação do caráter de leitor no educador, além da melhor qualidade do ensino-aprendizagem e o desenvolvimento social e cultural, que a Secretaria de Educação de Boca da Mata, lançou agora no município, o projeto “Mutirão do Saber”.

A secretaria do órgão, Rosa Melo, que também é presidenta da Undime/AL (União dos Dirigentes Municipais de Educação), afirma que a criação do projeto surgiu através de uma ampla avaliação feita entre a sua equipe pedagógica e diretores das escolas. “A estratégia funciona até nos transportes escolares e na hora do recreio”

“O grupo entendeu a necessidade de intensificar ações que pudessem estimular o prazer de ler e escrever entre todos os alunos e também nossos funcionários; dentro de uma bem forma lúdica, objetivando a melhoria do ensino aprendizagem e consequentemente a formação de leitores e produtores textuais, ampliando a compreensão de leitura do mundo” justificou Rosa Melo.

Qualidade de ensino
Hoje em Alagoas, a Educação de Boca da Mata é considerada modelo. Das 11 escolas do município; seis possuem laboratórios de informática; além do mais, três escolas implantaram salas de Recursos Multifuncional a fim de atender cerca de 62 alunos que portam algum tipo de deficiência física.

O quadro de professor do município conta com mais de 95% de profissionais com formação de nível superior, cujos salários configuram entre os três mais bem pagos no Estado.

Onze alunos, que enfrentam problema de audição, dispõem de duas professoras que interpretam as palavras por sinais de libra; inclusive a Secretaria disponibilizou agora para mais 32 professores, um curso especial de libra. O município mantém este ano, 6.842 alunos matriculados; oferece três ônibus que diariamente viajam com outros alunos para Maceió e acaba de implantar uma creche do distrito do Pari-Peri, para atender cerca de 100 crianças.

Ressaltando que há pouco mais de dois anos, Boca da Mata foi reconhecia e premiada por uma entidade Latino-Americana, com sede em Curitiba/PR, como um dos municípios nordestinos que mais valorizou nas políticas de Educação.

Fonte: Edmilson Teixeira/Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos