Arapiraca terá Semana da Acessibilidade

AssessoriaDeficientes físicos ainda encontram muitas dificuldades ao andar na rua

Deficientes físicos ainda encontram muitas dificuldades ao andar na rua

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Desenvolviento Urbano e Habitação (Seduh), inicia nesta terça-feira (8), a Semana da Acessibilidade. O evento, que seria realizado no último dia 24 de agosto, foi transferido para este mês, por conta de alterações na agenda dos participantes do encontro.

A abertura da Semana da Acessibilidade será aberta com a sensibilização dos agentes de trânsito na orientação aos condutores de veículos. De acordo com o vereador Daniel Rocha, um dos principais defensores das causas dos deficientes físicos em Arapiraca e idealizador do projeto, a sensibilização junto aos agentes de trânsito visa fazer com que carros e deficientes andem em clima de sintonia. “Muitos motoristas, as vezes sem conhecimento de causa, acabam estacionando seus veículos em locais impróprios, obstruindo as rampas de acesso dos cadeirantes, por exemplo”, frisou o vereador Daniel Rocha.

Na quarta-feira, a programação também reserva uma caminhada pelas principais ruas do centro da cidade. A concentração será na praça Marques da Silva e contará com a presença de cadeirantes, deficientes visuais, pacientes do Cemfra e familiares de pessoas com necessidades especiais. O objetivo da caminhada é verificar as condições das calçadas, ruas e prédios públicos, além de mostrar para a sociedade as deficiências e limitações destes grupos, inclusive dando a oportunidade para que uma pessoa em normais condições físicas possa sentir, na prática, algumas das dificuldades.

O vereador Daniel Rocha, recentemente, sentiu na pele as dificuldades dos deficientes, ao se locomover sobre uma cadeira de rodas no Lago da Perucaba. “A gente pode achar que é fácil se locomover sentado em uma cadeiras dessas, mas o esforço é algo sobre-humano”, disse. O evento ainda inclui visita de sensibilização a lojistas, que deverá acontecer na quinta-feira (10). O principal objetivo é mostrar que os estabelecimentos comerciais de Arapiraca, em sua maioria, não estão preparados para receber consumidores com necessidades especiais.

Finalizando as atividades, no dia 11 pela manhã, haverá um seminário no auditório do Sebrae. No período da tarde, serão realizados eventos esportivos no Lago da Perucaba. O encerramento será em grande estilo, à noite, com apresentações artísticas no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves.

Fonte: Adalberto Custódio/Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos