Alagoas comemora 192 anos

Agência AlagoasBeatriz Brandão fala sobre o tema deste ano

Beatriz Brandão fala sobre o tema deste ano

Os preparativos para o desfile cívico de 16 de setembro, data em que se comemora a Emancipação Política de Alagoas, estão a todo vapor. Este ano, cerca de 3.500 alunos das redes pública e privada de ensino sairão pela Avenida da Paz, em Maceió, para falar de liberdade, de meio ambiente e de preservação. O governador Teotonio Vilela Filho e outras personalidades do Estado vão prestigiar o evento, que começa às 15h e tem previsão de duração de quatro horas.

Após a chegada do governador e da queima de fogos, o Coral Reluz, da Ceal, vai cantar o Hino de Alagoas; depois disso, a banda da Polícia Militar puxa o desfile, sendo seguido dos alunos da Escola Tiradentes.

Com o tema “Educar e Preservar: Patrimônio e Meio Ambiente”, alunos de 17 pelotões — 15 das Coordenadorias de Ensino do Estado, um da Educação Especial e um da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – vão homenagear, entre outras coisas, as belezas naturais, o patrimônio histórico, artístico e ambiental, o turismo cultural e a identidade do povo alagoano.

Com mais de 60 figurinos desenhados pela arquiteta e designer Mirna Porto e confeccionados — em sua maioria — com material reciclado, as crianças prometem encantar as mais de 70 mil pessoas esperadas para assistir ao desfile.

De acordo com a Gerente de Expressões Artísticas e Culturais da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), Beatriz Brandão, as pesquisas sobre os temas que serão tratados por cada uma das coordenadorias duraram 45 dias e contemplaram desde a fauna e a flora das lagoas e mares até a rota do comércio e o desenvolvimento sustentável em Alagoas.

“Vamos falar de liberdade, do verde, do amor à terra, do zelo pelo patrimônio e da paz, que é uma coisa da qual estamos precisando muito”, contou Beatriz Brandão.

Personalidades

No dia em que se comemora a Emancipação Política de Alagoas, personalidades alagoanas como Alex Teixeira Barbosa, Zélia Maia Nobre, Otávio Brandão, Paulo Pedrosa, Ivã Fernandes Lima e José Geraldo Wanderley Marques serão homenageadas pelos alunos da rede pública estadual.

“Vamos homenagear tanto os defensores do patrimônio artístico, arquitetônico e cultural quanto os do meio ambiente”, destacou Beatriz.

Cada um dos 17 pelotões que irão desfilar serão puxados por uma banda fanfarra do Estado. Serão bandas de Maceió, Satuba, Ouro Branco, Palmeira dos Índios, União dos Palmares, Arapiraca, São Miguel dos Campos, Rio Largo e Paripueira. O desfile será encerrado pela Banda Afro Municipal Gunguzá, de Viçosa.

Estrutura

O palco onde ficarão as autoridades será montado em frente ao Memorial à República, em Jaraguá. Aproximadamente 400 militares, entre policiais e bombeiros, estarão dando apoio ao evento, que contará com arquibancada para o público, ambulâncias para eventuais emergências e banheiros químicos.

Alunos da Fundação Bradesco, dos Colégios Marista e Santa Tereza, da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Arapiraca e da Escola de Educação Básica Maria José Omena participarão do desfile como convidados.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos