Adabetes terá estande na Expoagro 2009

DivulgaçãoTrês glicosímetros foram sorteados entre associados

Três glicosímetros foram sorteados entre associados

A Associação dos Diabéticos de Alagoas (Adabetes), criada para dar apoio a pacientes portadores de diabetes e a seus familiares, terá um estande na Expoagro 2009, que acontece de 24 de outubro a 1º de novembro, no Parque da Pecuária. A associação está convocado associados para participar do evento.

Durante a feira, os integrantes da associação prestarão esclarecimentos sobre a doença. A participação da Adabetes na Expoagro foi anunciada na reunião ocorrida no último sábado, 12.

Durante a reunião, os associados foram orientados, ainda, a solicitarem o fornecimento de medicamentos por meio da Defensoria Pública do Estado, através do defensor Ricardo Melro. A medicação para os portadores de biabetes, que é de uso contínuo, deve ser fornecida pela farmácia pública do Estado. A associação anunciou que deverá ingressar com ação da justiça para desburocratizar o fornecimento dos medicamentos.

A reunião do último sábado contou, ainda, com a palestra de um professor de educação física, que ressaltou a importância da prática do exercício físico na vida do diabético, inclusive com reflexo direto na diminuição do uso de insulina. O professor destacou, no entanto, que além do exercício é fundamental o controle glicêmico, para que não ocorram altos e baixas de glicemia.

A associação sorteou entre os associados três glicosímetros, fornecidos pelo Laboratório Sanofi-Aventis. O equipamento é fundamental para a medição do controle glicêmico. Também foram sorteadas duas orquídeas doadas pela amiga Sterpaula Coutinho.

Diabetes

A diabetes – que se caracteriza pelo aumento anormal da glicose ou açúcar no sangue – possui dois tipos mais conhecidos; O diabetes Tipo 1 (DM1), que é uma doença autoimune caracterizada pela destruição das células beta produtoras de insulina.

E o tipo 2, que possui um fator hereditário maior do que no tipo 1. Além disso, há uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores da doença sejam obesos. A incidência é maior após os 40 anos.

Quem estiver interessado em participar das reuniões pode entrar em contato com as fundadoras da associação pelos telefones 9341-2308 (Luciana) e 9953-1316 (Marisa).

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos