Revitalização do São Francisco é reforçada

Os trabalhos de revitalização e de fiscalização nas margens do Rio São Francisco vão ganhar um reforço a partir de amanhã. Convênio assinado entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama Alagoas) e o Governo do Estado irá propiciar a doação de dois veículos potentes para atuar nesse trabalho. O órgão federal fará a doação de uma picape Nissan para o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e outro para o Batalhão de Proteção Ambiental (BPA). Com isso, será oferecida a oportunidade de intensificar as ações preventivas dos dois órgãos estaduais.

A solenidade que irá formalizar o convênio entre os órgãos federados ocorre às 15h desta quinta-feira (24), na sede do Ibama, no bairro do Farol. O governador Teotonio Vilela Filho(PSDB), o chefe de gabinete da presidência nacional do Ibama, Victor Kaniak, o diretor-presidente do IMA, Adriano Araújo, e o coronel comandante do BPA, Sandro Henrique França, estarão presentes ao evento. “O nosso objetivo é apoiar e contribuir no trabalho de fortalecimento das ações desses órgãos com os quais trabalhamos juntos. O Ibama não tem a prerrogativa de atuar nessa questão relacionada a revitalização e fiscalização às agressões contra o Rio São Francisco, daí a necessidade desse convênio que será assinado amanhã”, explica a superintendente do Ibama no Estado, Sandra Menezes.

Com o reforço do trabalho empreendido pelo IMA e pelo BPA, Sandra Menezes avalia que deverá ocorrer um trabalho de desaceleração no processo de agressão ambiental, atualmente constatado com a introdução de espécies que não são naturais do Velho Chico. Os ambientalistas e os especialistas nos problemas do rio alertam, há vários anos, para a necessidade de abrir caminho no leito do rio para evitar o acúmulo de areia e detritos.

Ainda na programação desta quinta-feira haverá a inauguração do setor de Produção de Mudas na sede do Ibama. O projeto se tornou realidade com a parceria entre o órgão federal e o sindicato e a cooperativa da Indústria do Açúcar e do Álcool do Estado. Logo após essa programação, Sandra Menezes, em companhia do governador do Estado, estará destruindo diversas gaiolas apreendidas durante as diversas ações de fiscalização empreendidas pelo Ibama em Alagoas. “Nas nossas ações é comum apreendermos esse tipo de material que serve para as pessoas manterem pássaros e outros animais em cativeiro”, esclarece Sandra Menezes.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos