A partir da próxima quinta-feira (1°), os criadores de bovinos e bubalinos de Alagoas terão que acrescentar mais um compromisso à agenda. A vacinação do rebanho contra a febre aftosa, que é obrigatória e deve ser feita até o dia 31 de outubro.
Nesta segunda etapa da campanha de 2009, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) espera superar os 95,13% de cobertura vacinal obtidos na primeira etapa, em abril. “Vamos trabalhar para que todos os animais sejam vacinados durante a campanha”, ressalta o diretor da agência, Hibernon Cavalcante.
[Esta etapa de vacinação marca um momento especial na defesa agropecuária do Estado. “Além de ser a primeira campanha de vacinação com Alagoas como zona de risco médio de febre aftosa, também estamos comemorando 10 anos sem registros da doença no Estado”, destaca Hibernon.
Apesar das conquistas, o diretor lembra que é preciso cautela. “O vírus da aftosa é altamente contagioso e de fácil disseminação, por isso os produtores não podem pensar que o trabalho já foi feito e deixar de vacinar”, explica.
A exemplo de campanhas anteriores, o Governo do Estado vai doar a vacina para pequenos produtores. Criadores familiares, quilombolas, assentados e indígenas, que possuírem até 10 animais, serão contemplados pelas 165 mil doses distribuídas.
Movimentação de animais
A Adeal adverte aos criadores que durante a campanha o trânsito de bovinos e bubalinos fica restrito aos que já foram vacinados nesta etapa. Os criadores devem também ficar atentos aos prazos para essa movimentação.
Os animais que receberem a 1° dose da vacina só poderão transitar 15 dias depois de vacinados. Os que receberem a 2° dose, 7 dias após a vacinação. A partir da 3° dose, o trânsito pode ser feito a qualquer momento após a vacina.
Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima, Rondônia e parte do Mato Grosso do Sul, também vacinam seus rebanhos em outubro.
Em caso de dúvidas a respeito da vacinação, o criador pode obter informações no escritório da Adeal de sua região ou ligar para 0800 082 0040.