Hemoal realiza coleta de sangue

Diante de um estoque de sangue considerado insuficiente para atender a demanda de transfusões em dias convencionais, já que as geladeiras do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) possuíam, na quinta-feira (8), apenas 233 bolsas — quando seriam necessárias 300, no mínimo — a direção do órgão vai realizar coleta externa para não faltar sangue durante o feriadão da Padroeira do Brasil, comemorado nesta segunda-feira (12).

A unidade móvel estará, das 8h às 12h desta sexta-feira (9), no Quartel do Exército, em Maceió, situado na avenida Fernandes Lima, captando doação de voluntários, visando evitar que vítimas de acidentes de trânsito e de armas branca ou de fogo, possam vir a falecer por falta de uma transfusão.

A medida preventiva acontece um dia antes do início do feriadão, quando historicamente o número de acidentes de trânsito e de feridos à bala ou por armas branca aumenta. Para se ter ideia, somente o Hospital Geral do Estado (HGE) consome mais de 85% do sangue coletado pelo Hemoal, órgão responsável pela política de sangue e hemoderivados em Alagoas e pelo abastecimento das maternidades, pronto-socorros e hospitais públicos.

“Temos que trabalhar preventivamente e, por isso firmamos parceria com o Exército Brasileiro para garantirmos um estoque suficiente, capaz de suprir a nossa demanda e garantir sangue reserva para casos emergenciais, pois em muitos casos só uma transfusão de sangue salva a vida do paciente que tem anemia ou sofreu uma hemorragia”, ressaltou a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.

As doações podem ser realizadas na sede do Hemoal, que fica situado em Maceió, vizinho ao HGE, no bairro Trapiche. Caso estejam no interior do Estado, os voluntários podem se deslocar até o Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), que funciona na rua Geraldo Barbosa Lima, no Centro de Arapiraca. Os dois órgãos funcionam das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 8h ao meio dia.

Para se candidatar à doação de sangue, o voluntário deve ter idade superior a 18 anos, 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo especificação do Ministério da Saúde.

Além destes pré-requisitos, ele não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 10 anos, hepatite; já as gestantes e lactantes não podem doar sangue e deve ser respeitado um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres, caso desejam se candidatar à doação novamente.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos