Estado inaugura base do Samu e Viçosa

Olival Santos/Ascom/SaúdeServiço do Samu vai cobrir toda região do Vale do Paraíba

Serviço do Samu vai cobrir toda região do Vale do Paraíba

O governo do Estado inaugura nesta terça-feira (13) uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Viçosa. A iniciativa visa garantir o atendimento em cada uma das microrregiões de saúde do Estado, de forma a atender com eficiência e qualidade à população dos 102 municípios alagoanos. Além de Viçosa, a base vai beneficiar a população dos municípios de Chã Preta, Capela, Cajueiro, Pindoba, Paulo Jacinto e Mar Vermelho.

“O compromisso do governo é descentralizar a assistência de Saúde com a ampliação de novos serviços ofertados à população. O Samu chega ao Vale do Paraíba, promovendo a assistência pré-hospitalar naquela região do Estado”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta.

Segundo o secretário, com essa atuação, o Samu se notabilizou por ofertar aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) uma prestação de serviço ágil e qualificada. "O nível de resposta à urgência e emergência tem se mostrado eficiente quando o atendimento é realizado por uma equipe especializada”, complementou, Motta.

Alagoas já dispõe de bases descentralizadas do Samu. Atualmente, Penedo, Palmeira dos Índios e União dos Palmares podem contar com os serviços de atendimento.

Interiorização do Samu — O projeto de descentralização do Samu contempla os municípios de Delmiro Gouveia, Porto Calvo, Viçosa, Coruripe, Santana do Ipanema, Pão de Açúcar, Joaquim Gomes, União dos Palmares, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Penedo. Maceió e Arapiraca já contam com o serviço.

Nestas localidades, o serviço funcionará 24 horas por dia com equipes multidisciplinares, formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. Para acionar o serviço basta fazer uma ligação gratuita de um telefone móvel ou fixo para o número 192.

O Samu foi criado para realizar o atendimento de urgência e emergência em residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é realizado depois que alguém ligado à vítima aciona o telefone 192, de onde um médico regulador faz a triagem do caso e envia até o local da ocorrência uma unidade móvel.

Em alguns casos, no entanto, após o diagnóstico da situação do paciente, o atendimento é realizado pelo próprio telefone. Neste caso, um médico orienta a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações a serem adotadas visando preservar a vida da vítima.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Homem é flagrado com arma e drogas

Na noite da última sexta-feira (26), agentes do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) realizaram a detenção de um indivíduo portando...

Deixe um comentário

Vídeos