Iniciada campanha para conselheiros tutelares

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente divulgou o resultado da prova aplicada entre os candidatos a conselheiro tutelar. A lista com os nomes dos candidatos e as notas pode ser consultada na edição do último sábado do Diário Oficial do Município.

Com a divulgação do resultado, os candidatos já podem começar a fazer a propaganda eleitoral nos bairros onde disputarão as vagas de conselheiro, nas regiões administrativas I, II e VII, que abrangem diversos bairros de Maceió.

A prova foi elaborada pelo Fórum Estadual de Conselhos Tutelares, e o conteúdo programático foi baseado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Foram aplicadas no último dia 16, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os candidatos estão concorrendo a 15 vagas – cinco para cada região administrativa. A eleição está prevista para acontecer no dia 8 de novembro.

Para concorrer, os postulantes ao cargo precisam atender a uma série de pré-requisitos: ter reconhecida idoneidade moral, ser maior de 21 anos, comprovar residência e domicílio – por no mínimo um ano- na região administrativa em que concorre e comprovar experiência mínima de um ano em trabalho com crianças e ado-lescentes em instituição gover-namental e não governamental.

Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Arnaldo da Silva, a intenção da entidade é melhorar a qualificação dos candidatos. A publicação da Lei 5749/09 exigiu nível médio para o cargo de conselheiro tutelar, além do curso de capacitação e da prova eliminatória sobre o ECA.

"Estamos trabalhando com pessoas que lidam diretamente com problemas de crianças e adolescentes. Por isso, a importância de qualificarmos e preparamos esses candidatos para enfrentar diversas situações”, disse. O mandato de um conselheiro tutelar é de três anos, podendo haver reeleição.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos