Ponto positivo do Vasco, Elton está perto de deixar o time carioca

A 21ª vitória do Vasco na Série B, na última terça-feira contra o Campinense, deixou o título da competição ainda mais perto de São Januário. O autor do único gol foi Élton, o que não é exatamente uma novidade para os vascaínos. Números do torneio mostram que o atacante, que pertence ao São Caetano e deve jogar pelo Shakhtar em 2010, é provavelmente o nome mais decisivo do time cruzmaltino.

Élton atuou em 26 dos 35 jogos do Vasco na Série B do Campeonato Brasileiro. Nessas partidas, a equipe do técnico Dorival Júnior anotou 48 gols – e o atacante participou de forma incisiva em 23 deles. Ou seja, 48%.

Um dos artilheiros da Série B, junto com Marcelo Nicácio (Fortaleza) e Rafael Coelho (Figueirense), Élton foi às redes em 16 ocasiões. Ainda colaborou com três passes perfeitos para gol e, de quebra, sofreu quatro pênaltis: contra Campinense, Atlético-GO, Ponte Preta e Juventude – este, no último sábado, no Maracanã, valeu a confirmação do acesso.

O desempenho ofensivo do Vasco nos jogos sem Élton também dá a dimensão da importância do jogador. Em nove partidas sem ele em campo, o time fez oito gols, média de 0,88 por jogo.

Por outro lado, nos 26 jogos com Élton em campo, os cruzmaltinos marcaram 48 gols, aumentando sensivelmente a média para 1,84 gol por partida.

Considerado uma das prioridades em São Januário para 2010, o atacante tem tudo para dar adeus e jogar no Leste Europeu. "Acabando a Série B, o Élton deixa o Vasco e vai para a Ucrânia. Ele está sendo negociado com o Shakthar e está tudo praticamente certo", disse Nairo Ferreira de Souza, presidente do São Caetano, na última segunda-feira.

Fonte: Terra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos