Deputados falam sobre assalto à CEF

O assalto com morte de um vigilante e um policial civil, em agência da Caixa Econômica Federal (CEF) na manhã desta quinta-feira, 12, foi motivo de críticas à área de segurança pública do Estado, durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa. O deputado Jeferson Morais (DEM) chamou a atenção para o fato ter ocorrido em uma agência localizada numa rua de grande movimentação de pessoas e de veículos.

Esse aspecto, na visão de Morais, revela que o problema está aumentando. “A área de segurança jamais imaginaria que um assalto fosse ocorrer numa rua tão movimentada, como é a Rua do Sol. Isso nos mostra que a situação está ficando cada vez pior”, considerou o deputado.

O deputado Nelito Gomes de Barros (PSDB) destacou que o governo do Estado tem avançado em vários aspectos, menos na segurança. “É notório o planejamento exercido pelo governo atual, que até precisa de mais quatro anos para desenvolver suas políticas, mas a segurança pública é um desastre”, disse Nelito. Ele lembrou de um pronunciamento que fez há aproximadamente 20 dias, no qual denunciava a falta de estrutura da delegacia de União dos Palmares. “Até parece que eu estava adivinhando. Hoje se confirmou. Um grupamento da Polícia Militar (PM) prendeu um grupo de pessoas envolvidas em diversos crimes e não conseguiu lavrar o flagrante porque não encontrou delegado em União, nem em São José da Laje”, acrescentou. O deputado pediu providências para o caso. Para Nelito, não se admite que um delegado “com tão alto salário” não compareça ao seu local de trabalho.

O líder do governo, deputado Alberto Sextafeira (PSB), observou que um dos assaltantes da agência da Caixa usava fardamento da PM. “Apresentei projeto de lei, já aprovado por esta Casa e que aguarda regulamentação do governo, qe define regras para a comercialização de fardamentos militares no Estado. Caso essa lei já esitvesse em vigor, talvez evitássemos a ação de hoje”, lamentou Sextafeira.

Conselho de Segurança

Os integrantes do Conselho de Segurança do Estado deverão fazer na Assembleia Legislativa uma exposição sobre a importância, competências e atuação do órgão. A informação foi dada no final da sessão ordinária desta quinta-feira, 12, pelo presidente da Casa, deputado Fernando Toledo (PSDB). De acordo com o parlamentar, o representante da Assembleia no Conselho, o advogado Evilásio Feitosa, antecipou esse desejo dos membros do colegiado.

O motivo para a presença do grupo foram as recentes críticas dos deputados quanto à importância do Conselho de Segurança para o Estado. a data ainda não está definida. O presidente da Comissão de Segurança da Casa, deputado Sérgio Toledo (PDT), adiantou que pretende fazer uma sessão mais ampla, com a presença de diversos setores ligados à segurança pública do Estado, a exemplo do comando da Polícia Militar (PM), entre outros.

A data da reunião será definida pela Comissão de Segurança da Assembleia.

Fonte: ALE

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos