Samu orienta pais e alunos sobre trotes

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), através dos Setores de Serviço Social e de Enfermagem, realiza neste sábado (14), a partir das 8h, na Escola Petrolina de Gouveia, em Massagueira, uma palestra sobre a importância dos serviços do Samu para a população.

A apresentação faz parte do projeto Samu nas Escolas e é destinada a professores, alunos e colaboradores da escola. Ao final, as crianças poderão conhecer os equipamentos e como funciona o atendimento na ambulância.
O Projeto Samu nas Escolas se baseia nas orientações do Ministério da Saúde (MS), no sentido de desenvolver um processo educativo com a população, considerando a escola como um local privilegiado de formação e informação.

“Essa ação objetiva, também, minimizar os prejuízos decorrentes das chamadas desnecessárias e indevidas, como também dos trotes que atingem cerca de 85% das chamadas recebidas”, destacou o gerente geral do Samu, João Medeiros, acrescentando que na ocasião serão discutidas noções de primeiros socorros nos casos de queimaduras, choque elétrico, engasgos, desmaios, entre outros.

“Com as palestras estamos chamando a população para a co-responsabilidade dos serviços prestados à comunidade, principalmente alunos, pais e professores das escolas públicas e privadas. Além disso, iremos mostrar, através de informações lúdicas, a importância do Samu para a comunidade e o que os trotes podem causar”, comentou a assistente social, Ana Lúcia Tojal, uma das responsáveis pelo projeto.

Trote – O Samu Maceió recebe cerca de 60 mil ligações telefônicas por mês, uma média de 2 mil por dia, das quais cerca de 85% são de trotes e ligações indevidas. O serviço funciona 24 horas por dia através dos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos auxiliares de regulação médica e condutores socorristas.

Para reduzir os trotes, o Samu criou o projeto Samu nas Escolas, que tem o objetivo de conscientizar alunos, pais e professores, através de palestras educativas, sobre a importância de se utilizar os serviços da Central 192 adequadamente.

“Nosso maior patrimônio é a vida, por isso faço um apelo à população para que só telefonem para o Samu quando for estritamente necessário, caso contrário, perdemos vidas por falta de atendimento adequado e rápido”, apelou o gerente geral, João Medeiros, destacando que o trote é crime previsto no Código Penal, no seu artigo 266 e que prevê de um a três anos de reclusão.

Fonte: Assessoria/Samu

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos