Vilela vai analisar propostas de militares

AssessoriaMilitares entregaram ao governador as propostas debatidas em encontro de segurança

Militares entregaram ao governador as propostas debatidas em encontro de segurança

Na tentativa de buscar soluções para os problemas enfrentados pelos bombeiros e policiais militares alagoanos, os representantes do Movimento Unificado dos Militares de Alagoas estiveram reunidos com o Governador Teotonio Vilela Filho. Durante a reunião, que aconteceu no Palácio República dos Palmares, os militares apresentaram as propostas debatidas no encontro realizado na manhã de segunda-feira, 16, entre os representantes de todos os seguimentos ligados à segurança pública.

“Após a morte do policial civil Anderson o clima na segurança ficou acirrado e insustentável. Este ano já tivemos mais de mil homicídios. Os índices de criminalidade estão elevados e precisamos buscar alternativas para reduzi-los”, afirmou o presidente da Associação dos Oficiais Militares de Alagoas (ASSOMAL), Major Welligton Fragoso.

Entre os assuntos discutidos estão as excessivas escalas de serviço, promoções de oficiais e praças, pagamento de horas-extras, a inclusão de trabalhadores da Segurança Pública no Conselho Estadual de Segurança, reajuste salarial (datas-bases e resíduo de 7%), retorno dos militares da reserva para fazer guarda patrimonial, falta de estrutura de trabalho e contração da reserva técnica.

“Comando nos informou que a determinação do Governo seria não promover os militares, por causar um impacto financeiro de R$ 16 mil aos cofres do Estado. No entanto, a maioria dos militares já recebe como estivesse promovido, o que falta apenas é ser legitimado. A promoção é lei. Conforme o tempo passa vai gerando gastos ao Estado, já que, o pagamento é retroativo”, disse o presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Militares de Alagoas (ASSMAL), sargento Teobaldo de Almeida.

O sargento apresentou ainda uma proposta que passa a atual escala de 12 por 24 ou 24 por 48 para 24 por 72 e 12 por 48. Para ele, a escala atual é desumana e o cansaço contribui para atendimento de péssima qualidade a sociedade.

Após as explanações, o governador explicou que Alagoas está no limite estipulado pela Lei de Responsabilidade Fiscal e qualquer gasto extra pode prejudicar o Estado. “Se passarmos um centavo sequer seremos impedidos de retirar empréstimos tão importantes para Alagoas. Quando falo que não temos recursos para pagar o 13º salário, estou tendo coragem de ser transparente. Hoje, estamos completando o pagamento dos servidores com o corte no custeio, como gasolina, café e tinta. Mas irei olhar com toda atenção às propostas apresentadas”, afirmou Téo Vilela.

O governador se comprometeu em entrar em contato com os líderes militares no prazo de 15 dias para anunciar o posicionamento oficial sobre as questões apresentadas.

Reserva Técnica

Enquanto os representantes do Movimento Unificado dos Militares de Alagoas estavam reunidos com o governador, a Reserva Técnica da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros fazia um apitaço em frente ao Palácio para cobrar do Estado à contratação imediata.

Sobre a reserva técnica, Téo Vilela reconheceu que os concursados são qualificados e admite a importância da contratação da categoria. “A maioria possui nível superior e seria muito bom para o Estado. Quando eu tiver uma folga, a reserva técnica será minha prioridade”, afirmou o governador.

Fonte: Priscylla Régia/Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos