Moradores de ilhas recebem assistência médica

Jacaré/SecomMoradores das ilhas foram beneficiados com atendimento

Moradores das ilhas foram beneficiados com atendimento

Moradores das ilhas da Lagoa Mundaú foram beneficiados com o atenndimento domiciliar da equipe do Programa Saúde na Família (PSF) da Unidade de Saúde Tarcísio Palmeira, do bairro do Pontal da Barra.

As ações de prevenção e promoção à saúde contou com a participação dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o apoio da equipe multiprofissional da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal).

Dentre as ações desenvolvidas, palestras sobre DST/Aids, cuidados com o uso da água, orientações sobre o combate ao foco do mosquito da dengue, entrega de hipoclorito de sódio e medicamentos, além de vacinação infantil, atendimento odontológico e consultas com o médico da equipe. As equipes realizaram consultas e encaminhamentos de pacientes que apresentaram patologias.

“A Secretaria Municipal de Saúde está cada vez mais perto dos maceioenses. Queremos oferecer ainda mais atendimentos gratuitos e de qualidade nas unidades de saúde. Nossa meta é atingir a excelência na saúde pública”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Francisco Lins.

O diretor da USF, Abelardo Miranda, destacou que a “ação abrangente” do PSF do Pontal é uma forma de suprir a carência de atendimento médico das comunidades mais isoladas.

“A carência de transporte desses moradores para chegar às unidades de saúde para conseguir consultas foi suprida com estas ações. Conseguimos fichas emergenciais e medicamentos”, ressaltou.

O diretor disse ainda que a Unidade de Saúde do Pontal é referência em Maceió. São realizadas 20 consultas diárias e 400 mensais. “Nossa unidade garante 100% de cobertura para a comunidade do Pontal. Pelo menos 100 cirurgias foram conseguidas neste ano e outras ações continuam sendo desenvolvidas com sucesso”, frisou.

A equipe multiprofissional da Uncisal – odontólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais que trabalham em convênio com a Secretaria Municipal de Saúde – é responsável pelo atendimento domiciliar, a exemplo dos idosos e pacientes com problemas de locomoção atendidos pelas fisioterapeutas.

A expectativa da direção da USF Tarcísio Palmeira é realizar novo atendimento nas ilhas, em fevereiro de 2010.

Fonte: Assessoria/SMS

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos