Hemorrede necessita do triplo de doações recebidas atualmente no Estado

Flávia Duarte/Alagoas24horasUnidade móvel realiza exame em candidatos à doação

Unidade móvel realiza exame em candidatos à doação

Mesmo longe de alcançar do ideal para manter sempre abastecido os hemocentros de Alagoas, diversas atividades culturais e de conscientização marcam o Dia Nacional do Doador Voluntário nesta quarta-feira, 25, no Centro de Maceió. A campanha pretende, além de homenagear os doadores fiéis, despertar na população a consciência cidadã para um ato simples que é a doação de sangue.

A diretora do Hemoal, Verônica Guedes, informou que Alagoas ainda está longe de alcançar o ideal no número de doações. “Atualmente registramos uma média de 50 doações/dia, quando o ideal para atender os 102 municípios alagoanos seria de 150 doações/dia. Continuamos com o estoque muito baixo”, explicou.

“A doação deve ser vista como um despertar de consciência. As pessoas ainda têm ‘mitos’ sobre a doação e isso precisa acabar. Doar sangue não pega doença, não engorda, não emagrece e nem enfraquece o sangue como muitas pessoas ainda pensam. O material utilizado é descartável e não dói”, ressalta a diretora.

Para a dona-de-casa Maria Gorete da Silva, as campanhas de conscientização no Centro facilitam a vida de que tem interesse de doar, mas não consegue se deslocar para o Hemoal por falta de tempo. “Esta é a segunda vez que estou doando sangue. Há três meses doei pela primeira vez e não estava tendo tempo para ir no Hemoal. Mas com a unidade móvel, um tempinho que disponibilizo pode salvar a vida de outras pessoas. A doação é uma corrente para salvar o próximo”, afirmou a doadora.

As atividades comemorativas em Maceió acontecem na Rua do Comércio, onde durante todo o dia de hoje haverá programação e coleta de sangue na Unidade Móvel. Já em Arapiraca, as comemorações acontecem no Centro da cidade.

Durante todo o dia, os doadores que comparecerem ao Calçadão do Comércio de Maceió terão a oportunidade de assistir apresentações artísticas com o show do humorista Marlon Rossi e Doutores da Alegria. Além disso, a partir das 16h, serão realizadas homenagens aos doadores fidelizados e instituições parceiras.

Para os que se candidatarem à doação, o Hemoal e Hemoar estarão ofertando camisetas, lanche especial e material educativo. Em Arapiraca, no decorrer do dia, a Banda do Grupo de Idosos de Arapiraca realiza um show na sede do órgão e o Grupo de Informação, Educação e Comunicação realiza apresentações artístico-culturais.

Para doar sangue

Somente os candidatos à doação com idade superior a 18 anos, 50 kg e portando um documento de identificação com foto poderão se candidatar à doação sanguínea, segundo especificação do MS. Além destes pré-requisitos, o candidato à doação voluntária também não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. É indispensável, ainda, que ele compareça ao Hemoal ou Hemoar bem alimentado e que os homens tenham respeitado um prazo de dois meses para fazer uma nova doação e as mulheres um intervalo de três meses.

Fonte: com assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos