Campanha de prevenção ao câncer da pele

Mantendo o compromisso de alertar a população sobre os perigos do câncer da pele, tipo de câncer mais comum no Brasil, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza, no dia 5 de dezembro, a 11ª edição da Campanha Nacional de Prevenção, iniciativa reconhecida como de grande importância social e que terá cobertura simultânea em 23 estados. Em Alagoas, as atividades da campanha estarão concentradas no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Ufal, no período das 8 às 16 horas. A população terá acesso a consultas com dermatologistas para exame da pele, pequenas cirurgias para retirada de lesões pré-cancerosas, agendamento para tratamento posterior através da crioterapia, além de informações de prevenção à doença.

A dermatologista Mônica Torres, que coordena a campanha no Estado, espera receber no hospital cerca de 500 pessoas. Ela esclarece que este ano o evento terá uma metodologia de trabalho diferente para dar mais agilidade aos atendimentos. A mudança implica em agendar os pacientes com indicação para fazer o tratamento de remoção das lesões pré-cancerosas através da crioterapia. Até o ano passado, esses casos eram submetidos à crioterapia na hora da consulta. Com o agendamento, esclarece, o médico ficará livre para examinar um número maior de pacientes, garantindo atendimento mais ágil. Para participar da campanha no HUPAA não precisa ser paciente ou possuir o cartão do hospital. É só comparecer no horário indicado com um documento pessoal, de preferência a Carteira de Identidade.

A campanha volta-se, especialmente, para pessoas que apresentam sinais da doença. Os sinais mais comuns são: lesão na pele em formato de nódulo, de cor rósea, avermelhada ou escura, de crescimento lento, mas progressivo; qualquer ferida que não cicatriza em 4 semanas; pinta na pele de crescimento progressivo, que apresente coceira, sangramento freqüente ou mudança nas suas características (mudança de coloração, de tamanho ou de consistência); e também qualquer mancha de nascença que mude de cor, espessura, ou tamanho.

Levantamento – No ano passado, do total de pessoas examinadas no di Ada campanha da SBD no país, 65,4% confessaram tomar sol sem qualquer proteção e 10,8% foram diagnosticadas com câncer da pele. Cerca de 350 indivíduos, o que corresponde a 0,8% do total, apresentaram melanomas malignos — considerado o câncer da pele mais perigoso, pois está associado a metástases e, consequentemente, a maiores índices de letalidade. De acordo com a Dra. Selma Cernea, coordenadora nacional da campanha, o diagnóstico precoce é determinante para garantir a sobrevida nestes casos e assegurar a escolha do tratamento mais eficaz.

“A exposição excessiva ao sol é o principal fator de risco do câncer da pele. Países como o Brasil estão mais expostos a esse tipo de doença e, por isso, é tão importante oferecer orientação a todos para diminuir a alta incidência e alcançar a cura”, explica a dermatologista, informando que a população de pele clara está mais sujeita ao mal, mas nem por isso representantes de outras etnias devem se descuidar.

Tour de prevenção – Além das atividades realizadas no sábado, dia 5 de dezembro, a campanha da SBD lança este ano o tour de prevenção ao câncer de pele. Segundo o presidente da SBD em Alagoas, médico Ewerson José dos Santos Leite, um caminhão equipado com duas salas de atendimento e uma sala de espera percorrerá várias capitais brasileiras prestando assistência à população. Em Maceió, o caminhão receberá pacientes no dia 16 de janeiro de 2010, em local ainda indefinido. Os pacientes atendidos no caminhão são examinados e encaminhados para tratamento na própria unidade móvel.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos