Selo Unicef 2012 tem adesão de 93% em AL

Ascom/SeadesCapacitação teve sua primeira fase realizada em Maceió nesta sexta, 4

Capacitação teve sua primeira fase realizada em Maceió nesta sexta, 4

Dos 72 municípios do semi-árido alagoano, 66 aderiram a edição 2009-2012 do Selo Unicef Município Aprovado. Para discutir a nova metodologia das ações, a articuladora do Selo em Alagoas, Ana Azevedo, deu continuação nesta sexta-feira (4), à primeira fase de capacitações. No encontro estiveram presentes conselheiros e articulares do pólo Maceió, no Tribunal de Contas do Estado. No pólo Arapiraca, a capacitação aconteceu nesta quinta-feira (3), com a participação do coordenador regional do Unicef, Salvador Soler.

Segundo a secretária-adjunta de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e coordenadora do Comitê Estadual do Pacto “Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido”, Juliana Vergetti, na edição passada do programa houve apenas 30% de adesão. Ela ressaltou que o aumento na participação dos municípios é resultado do fortalecimento de vínculos entre as esferas federal, estadual e municipal.

“Não podemos criar diferenças entre Estado e sociedade para discutir políticas em prol da criança e do adolescente. É preciso mobilizar e integrar os esforços para dar condições dignas de vida às crianças e fazer valer todos os seus direitos”, reafirmou Juliana Vergetti. De acordo com Ana Azevedo o Selo Unicef tem o papel trabalhar novas metodologias voltadas para a mobilização social, o desenvolvimento de capacidades e o monitoramento das políticas públicas. “O Selo é um reconhecimento internacional ao esforço dos municípios no cumprimento das ações de saúde, educação e proteção social para a infância e a adolescência.”, afirmou.

Ainda segundo ela, a metodologia discutida visa orientar os municípios no desenvolvimento de suas ações com o intuito de aperfeiçoá-las. “A partir dessas capacitações o próximo passo é estudar a realidade de cada município para por em prática a metodologia e alcançar os objetivos propostos”, completou Ana Azevedo.

Para a represente de Tanque D’Árca, professora Adriana Rodrigues, o município tem uma grande margem de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. “A única esperança que temos é o Selo Unicef”, disse emocionada.

O pólo de Maceió é composto pelos municípios de Atalaia, Belém, Campo Alegre, Chã Preta, Coruripe, Feliz Deserto, Flexeiras, Ibateguara, Joaquim Gomes, Jundiá, Mar Vermelho, Maragogi, Maribondo, Novo Lino, Penedo, Piaçabuçu, Quebrangulo, Rio Largo, São Miguel dos Campos, Tanque D’Árca, Taquarana, União dos Palmares, Viçosa e Jequiá da Praia.

Já Arapiraca reúne os municípios de Água Branca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Campo Grande, Canapi, Carneiros, Coité do Nóia, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Igaci, Igreja Nova, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Junqueiro, Linoeiro de Anadia, Lagoa da Canoa, Major Isidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Olho D’Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana de Ipanema, São Sebastião, Senador Rui Palmeira, Teotônio Vilela e Traipu.

Fonte: Ascom/Seades

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos