Senado: Heloísa e Lessa lideram, Luna vem logo atrás; Renan é o quarto

Ailton de Freitas/O GloboRenan Calheiros pode ficar sem mandato

Renan Calheiros pode ficar sem mandato

Considerado um dos principais ‘caciques’ da política brasileira, o senador alagoano Renan Calheiros (PMDB) pode ficar sem mandato, segundo aponta a enquete realizada pelo Alagoas24horas junto a seus internautas. No Senado Federal desde 1994 – Casa que chegou a presidir e renunciou após escândalo junto a empreiteiras – Calheiros aparece em penúltimo lugar na intenção de votos dos internautas alagoanos, com apenas 1.353 votos, ou 8,5% dos 15.920 votantes.

Ex-deputado estadual pelo MDB, deputado federal, Renan Calheiros amargou uma derrota quando concorreu ao governo do Estado, em 1990, para o candidato Geraldo Bulhões. Mesmo após a renúncia à presidência do Senado, o senador alagoano – que já foi ministro da Justiça, é apontado como uma das lideranças do PMDB, partido que integra a base governista do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em Alagoas, Renan integra o chapão que aglomera legendas como PMDB, PDT, PT, PP, Democratas, PCdoB, visando às eleições de 2010, embora jamais tenha confirmado oficialmente sua participação no bloco de oposição ao governador Teotonio Vilela Filho (PASB), de quem é aliado histórico.

Ainda segundo a enquete, as duas vagas para o Senador Federal deverão ser ocupadas pela vereadora Heloísa Helena (PSOL), com 5.923 votos (37,2%) e pelo ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), que recebeu 4.605 votos (28,9%) dos internautas do Alagoas24horas. Lessa, no entanto, embora tenha anunciado sua candidatura ao Senado, não descartou por completo a possibilidade de concorrer ao Palácio República dos Palmares, onde permaneceu por oito anos.

Figura que se tornou pública durante a Operação Taturana, deflagrada em dezembro de 2008 pela Polícia Federal em Alagoas, o delegado federal José Pinto de Luna, que recentemente se filiou ao PT, é o terceiro candidato mais bem votado na enquete, com 3.325 votos (20,9%). Em campanha pelo interior do Estado, conforme flagrou o Alagoas24horas em outubro desse ano, Pinto de Luna pediu exoneração do posto de superintendente geral da PF em Alagoas para se dedicar à carreira política.

Entre os candidatos apresentados pelo Alagoas24horas na enquete, o pior desempenho foi conquistado pelo deputado federal Benedito de Lira (PP), parceiro fiel do prefeito Cícero Almeida (PP), outra peça chave do xadrez político, que adiou sua decisão por estar ‘ouvindo Deus, amigos e familiares’.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos