Central de Polícia de Maceió é inaugurada

O governador Teotonio Vilela Filho inaugurou nesta quinta-feira (17) a Central de Polícia de Maceió que estará atendendo à população já nesta sexta-feira. Na mesma solenidade, foram entregues 600 armas (500 pistolas .40 e mais 100 carabinas, do mesmo calibre) à Polícia Militar de Alagoas, além de dez viaturas que servirão ao Batalhão de Policiamento do Trânsito (BPtran) e 35 computadores às corregedorias da PM, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).O governador anunciou que o delegado federal Paulo Rubim permanecerá no cargo de secretário de Defesa Social até o final de seu governo, segundo ele, “para dar prosseguimento ao processo de mudanças que está em andamento no setor de segurança de Alagoas, com as polícias trabalhando com profissionalismo e independência, livres de quaisquer ingerências”.

Para Teotonio Vilela, este trabalho hoje não admite que questões políticas ou de conveniência interfiram no combate à violência, e está mudando a cultura em Alagoas nessa área. “Uma nova postura de investigação foi introduzida, incluindo uma parceria com o Ministério Público, o Poder Judiciário, e as demais forças de segurança do país”, ressaltou.Ele revelou que novos convênios com o Ministério da Justiça vão permitir que todas as delegacias de polícia do Estado sejam reformadas para oferecer melhores condições de trabalho aos policiais civis e um atendimento eficiente à sociedade. “Estamos adquirindo ainda 200 viaturas novas, mais armas e um helicóptero de grande porte”.

Ao agradecer o apoio que vem recebendo do governo estadual, o secretário Paulo Rubim disse que a inauguração da Central de Polícia de Maceió marca a concretização de suas principais metas à frente da Pasta: a instalação de centrais de polícia na Capital e em Arapiraca, a criação da Deic (Divisão Especial de Investigação e Capturas) e a integração do trabalho das polícias alagoanas. “Aqui, vão trabalhar lado a lado as policiais Civil e Militar”, destacou.Rubim disse que quando assumiu o cargo a maioria das delegacias estava deteriorada e um projeto de melhorias de suas condições físicas está em andamento com a participação das Prefeituras municipais. Ressaltou que isto está sendo feito independentemente das questões partidárias e tudo dentro da legalidade.

O secretário admitiu que o número de homicídios no Estado ainda é alto, mas os índices vêm caindo mês a mês e são hoje muito inferiores aos registrados, por exemplo, em 2007. “E mais: não existem crimes sem que haja inquéritos abertos e a maioria dos assassinatos são resolvidos e os autores entregues à Justiça”.O delegado-geral da Polícia Civil, Marcílio Barenco, fez um breve balanço dos avanços alcançados pela instituição em sua gestão, lembrando a instalação da casa de custódia para policiais civis, no Farol, e da casa de custódia, em prédio anexo ao 9º Distrito Policial, no bairro do Jacintinho. Mencionou ainda a retirada de presos e fim das carceragens nas delegacias de Maceió o que possibilita que os policiais atuem em investigação, e a aquisição do sistema Guardião que vai melhorar em 300% as possibilidades de sucesso no trabalho da polícia.

Tudo isso, segundo ele, somente foi possível graças à vontade política do governador que não permitiu que o corte linear de recursos feita este ano atingisse o orçamento da Polícia Civil. “Quero fazer um agradecimento especial ao governador nos ter presenteado também com a compra do prédio onde funciona a PC. Hoje, temos finalmente uma sede-própria”, concluiu. A solenidade de inauguração teve as presenças ainda do chefe do Gabinete Militar, coronel Ronaldo dos Santos; do comandante da PM, coronel Dalmo Sena; do intendente geral do Sistema Penitenciário, coronel Dário César; do deputado estadual Rui Palmeira; do presidente da Adepol (Associação dos Delegados de Polícia), Antônio Carlos Lessa; diretores da Polícia Civil, delegados e representantes do Poder Judiciário. A Central de Polícia de Maceió ocupa um amplo edifício, de dois andares, na Avenida Assis Chateaubriand, no bairro do Prado, e é dotado de modernos equipamentos.

Ela passa a funcionar nesta sexta-feira (17), e com isso serão desativadas as delegacias de plantão 1 e 3, no Farol e Jaraguá. A delegacia de plantão 2, no conjunto Salvador Lyra, vai continuar aberta para fazer Boletins de Ocorrência (BOs) e atendimentos de urgência na parte alta da cidade e municípios próximos (Messias, Rio Largo, Satuba e Coqueiro Seco). A delegacia oferece todas as condições de conforto aos policiais e a quem procurar os seus serviços, havendo ampla sala de espera e lugar para que testemunhas aguardem o momento de prestarem esclarecimentos.

Diariamente, estarão trabalhando no local dois delegados – durante o dia – e três delegados plantonistas todas as noites e durante os fins-de-semana. A delegacia funcionará com central de flagrantes e lavraturas de TCOs (Termos Circunstanciados de Ocorrência). Além disso, ela terá sala para equipe da Polícia Militar e da Corregedoria de Polícia Civil.Na Central, funcionará ainda um Serviço de Identificação Criminal.

Fonte: PC/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos