Central de Polícia de Maceió funciona 24 horas

Os moradores da grande Maceió têm novo endereço para realizar o Boletim de Ocorrência, mais conhecido como B.O. Localizada na Praia do Sobral, a Central de Polícia da capital já está em pleno funcionamento. Essa nova sede centraliza todos os atendimentos que eram prestados nas três Delegacias de Plantão (Deplan) espalhadas pela cidade. Agora, todos os maceioenses podem se dirigir apenas à esta Central e solicitar os serviços que, antes eram devidamente separados por bairros entre as três delegacias.

O prédio da grande delegacia de plantão é composta por um sistema de segurança tecnológico que vai acompanhar toda a movimentação da sede durante 24 horas, de domingo a domingo. Para garantir o funcionamento diário da Central de Polícia, estarão trabalhando as três equipes que antes ficavam nos Deplans da cidade, um oficial da Polícia Militar (PM), uma assessoria de polícia pública para mulheres e menores, além de dois corregedores plantonistas.

De acordo com a delegada e diretora-administrativa da Polícia Civil, Fabiana Leão, todos eles vão dispor de aparelhos de informática modernos e de última geração. “Por meio de uma licitação em caráter emergencial, conseguimos adquirir bons equipamentos eletrônicos, o que nos possibilitou a aquisição de mais de 19 computadores, móveis para todas as delegaciais da capital e aparelho luminoso para senhas eletrônicas”, ressaltou. Todo esse investimento custou R$ 130 mil.

Segundo ela, até a semana passada cada Deplan tinha apenas um computador para realizar os trabalhos de ocorrência da população. Hoje, com a nova Central, os alagoanos terão mais agilidade na ato da solicitação de um B.O.. “Aqui, temos 12 guichês para atender os adultos, mais três exclusivos para idosos, deficientes e gestantes, além de quatro salas de espera”, frisou a delegada. Todas as ocorrências ficarão registradas e guardadas no Sistema de Informação Policial.

O prédio dispõe também de uma sala para o Instituto de Identificação, uma sala para isolamento de testemunhas e celas de passagens para depois encaminhar os acusados direta à delegacia de custódia de Maceió.

Tudo isso para oferecer mais celeridade à população, por meio da descentralização de serviços ligados à função de delegado, que realizava flagrante e investigação.

“Os delegados que trabalharem aqui como plantonistas, ficarão livres do procedimento de flgrante durante a noite. Eles estão prontos para atender apenas as investigações dos inquéritos restaurados colhidos aqui na Central de Polícia. Com isso, acabam as dificuldades que antes eram colocadas por retardarem um atendimento”, concluiu a delegada da Polícia Civil de Alagoas, Fabiana Leão.

Com a chegada da nova sede policial, as Deplans do Jaraguá e do Jacintinho foram fechadas. Apenas a II Deplan, localizada no bairro do Farol fica na retarguada, funcionando normalmente para atender a grande demanda da região.

Fonte: PC/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos