Ex-delegada é assassinada em casa de praia

Vanessa Alencar/Alagoas24horasDetalhe do adesivo da OAB no carro da promotora aposentada

Detalhe do adesivo da OAB no carro da promotora aposentada

A ex-delegada federal e procuradora aposentada do Estado de São Paulo, Ana Shirley Macedo Falcão, de 60 anos, foi encontrada morta na tarde deste domingo, 20, dentro de sua casa de praia, localizada em um condomínio fechado no distrito de Sauaçuhy, em Paripueira.

A vítima foi encontrada com uma faca encravada no pescoço e pedaços de pau próximos ao corpo, que estava junto à porta de entrada da casa. Peritos do Instituto de Criminalística adiantaram que ela foi assassinada a pauladas e facadas.

A aposentada foi vista pela última vez por volta das 16h da sexta-feira, 18, pelo filho do caseiro que tomava conta da residência. Segundo ele, Ana Shirley dividia a rede com um homem desconhecido – aparentando aproximadamente 28 anos –, e havia uma motocicleta preta parada na porta.

O caseiro contou que, no dia seguinte, sábado, deixou a quentinha com o almoço da aposentada na porta da casa, como sempre fazia, e hoje, ao perceber que o almoço estava no mesmo lugar, estranhou o fato e acionou o chefe de segurança do condomínio.

A casa estava com quase todas as portas e janelas fechadas, exceto a porta principal, que estava apenas encostada, disse o segurança identificado como Xavier. Ele afirmou que ao entrar viu logo o corpo da aposentada próximo a porta.

O agente Laelson, do 6º DP, disse que, pelo estado do corpo, a aposentada foi morta na sexta-feira, 18, última vez que vizinhos tiveram contato com ela. Policiais do BPE também estiveram no local.

Defesa pessoal

Bastante abalada, uma vizinha e amiga da vítima contou à reportagem que a vítima era ex-delegada, tinha uma arma em casa e era especialista em defesa pessoal. “Seja o que for que tenha acontecido, ela deve ter reagido, porque sabia judô, karatê e, quando foi assaltada uma vez na praia, conseguiu imobilizar o bandido”, contou.

Ana Shirley e o companheiro, um cão da raça pincher, estavam em Alagoas, onde costumam passar as férias de final de ano, há uma semana. Ela residia em São Paulo e, segundo a vizinha, seu único parente é um tio que mora na Bahia. Na garagem da casa, o carro da ex-delegada, um Gol cinza de placa CGF 1907, de São Paulo/SP, tem um adesivo da OAB paulista.

Policiais contaram que há alguns anos o corpo de um professor universitário foi abandonado no andar de cima dessa mesma casa.

O crime será investigado pelo 6º DP. Peritos do Instituto de Criminalística (IC) e funcionários do IML também estão no local.

Em contato com a assessoria de imprensa da OAB de São Paulo, a reportagem foi informada que a vítima era procuradora – e não promotora – aposentada pelo Estado de São Paulo. Ela era associada a OAB desde 1974.

(Atualizada às 14h30, 21.12)

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos