Recorde: alagoana Marta é a melhor do mundo pela quarta vez

APMarta, emocionada, posa com troféu recebido pela Fifa

Marta, emocionada, posa com troféu recebido pela Fifa

A meia-atacante Marta repetiu em 2009 os desempenhos dos últimos três anos e conquistou pela quarta vez o prêmio individual máximo da Fifa. A camisa 10 da seleção brasileira e do Los Angeles Sol, emprestada ao Santos nos últimos meses deste ano, deixou para trás grandes nomes do futebol masculino e se tornou a maior detentora de troféus desde que a premiação foi instaurada, em 1991.

Entre os maiores vencedores do prêmio Fifa, estão agora atrás da brasileira seu compatriota Ronaldo, o francês Zidane e a alemã Prinz, todos com três premiações. Com duas conquistas, aparecem o também brasileiro Ronaldinho Gaúcho e a norte-americana Mia Hamm.

Com 23 anos e 1,62m, a canhota Marta começou a jogar no seu Estado natal, Alagoas, com a camisa do CSA. Passou ainda por Vasco e Santa Cruz antes de se transferir para o Umea, da Suécia, onde ficou de 2004 a 2008. Transferida para o Los Angeles Sol, dos Estados Unidos, no início deste ano, veio emprestada para o Santos em setembro.

Tricampeã sueca e da Copa da Uefa pelo Umea, a jogadora foi foi vice-campeã da Liga Norte-Americana pelo Los Angeles Sol e se tornou o principal nome da maior conquista do time feminino do Santos, a recente Copa Libertadores, além da Copa do Brasil.

Pela seleção brasileira, a atleta foi bicampeã panamericana em 2003 e 2007 e vice-campeã mundial (2007) e olímpica (2004 e 2008). No último domingo, conquistou o Torneio Cidade de São Paulo após vitória sobre o México, no Pacaembu.

Fonte: IG

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos