Sesau monta operação para feriado de Natal

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) montou estrutura especial para atender aos alagoanos que necessitem dos serviços de saúde pública do Estado. Para isso, a partir desta quinta-feira (24) até domingo, as unidades de saúde de urgência e emergência da Capital e do interior irão funcionar normalmente e profissionais de todos os níveis vão atuar em regime de plantão.

A Sesau orienta ainda, que qualquer paciente que necessite de atendimento médico procure primeiro uma unidade de saúde mais próxima de sua casa, tendo em vista que HGE e UE do Agreste estarão preparadas para atender procedimentos de urgência e emergência.

Os órgãos que fazem parte da operação e atuarão de forma integrada são: Samu Maceió e Arapiraca, Unidade de Emergência do Agreste, Hospital Geral do Estado (HGE), hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) e Laboratório Central (Lacen). Nestas unidades, técnicos de enfermagem, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, pessoal de apoio e médicos irão atuar durante o período natalino.

O Samu vai disponibilizar os serviços das duas centrais situadas em Maceió e Arapiraca, além das bases descentralizadas que funcionam em Viçosa, Pão de Açúcar, Palmeira dos Índios, Penedo e União dos Palmares.

HGE e UE do Agreste – Na Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, bem como no HGE, em Maceió, escalas de plantão foram montadas para garantir aos alagoanos atendimento de urgência e emergência.

Nos Ambulatórios Denilma Bulhões, no Benedito Bentes; Dayse Brêda e Noélia Lessa, na Levada; Dom Miguel Fenelon Câmara, na Chã da Jaqueira e João Fireman, no Jacintinho irão funcionar normalmente. Já no Lacen, o expediente ocorrerá, apenas, em escala de plantão principalmente para atender possíveis surtos, caso os técnicos da Vigilância Sanitária Estadual acionem os plantonistas do órgão. O laboratório do Lacen, que funciona no Hospital Hélvio Auto funciona 24h.

Hemorrede – O Hemoal e Hemoar vão funcionar em escala de plantão com o objetivo de liberar sangue e hemocomponentes às unidades de saúde públicas de Alagoas e não estarão abertos para doação de sangue. Já no Ambulatório de Hematologia, situado em prédio anexo ao Hemoal, uma equipe mutidisciplinar estará de plantão para atender aos pacientes.

Fonte: Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos