Sesau monta operação Réveillon

Assim como ocorreu no feriadão de Natal, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) montou operação em todas as unidades de saúde para garantir atendimento de urgência e emergência durante as comemorações do Réveillon.

A partir desta quinta-feira (31) até domingo, as unidades de saúde de urgência e emergência da Capital e do interior irão funcionar normalmente e profissionais de todos os níveis vão atuar em regime de plantão.

O paciente que necessitar de atendimento médico deve procurar primeiro uma unidade de saúde mais próxima de sua residência, tendo em vista que o Hospital Geral do Estado (HGE) e a Unidade de Emergência Daniel Houly (UE do Agreste), em Arapiraca são hospitais referências para procedimentos de urgência e emergência, principalmente decorrentes de traumas.

Os órgãos que fazem parte da operação e atuarão de forma integrada são: Samu Maceió e Arapiraca, UE do Agreste, HGE, hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) e Laboratório Central (Lacen). Nestas unidades, técnicos de enfermagem, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, pessoal de apoio e médicos irão atuar durante o período natalino.

O Samu vai disponibilizar os serviços das duas centrais situadas em Maceió e Arapiraca, além das bases descentralizadas que funcionam em Viçosa, Pão de Açúcar, Palmeira dos Índios, Penedo e União dos Palmares.

Plantão – Na Unidade de Emergência do Agreste, bem como no HGE, em Maceió, escalas de plantão foram montadas para garantir aos alagoanos atendimento de urgência e emergência.

Os ambulatórios 24h Denilma Bulhões, no Benedito Bentes; Dayse Brêda e Noélia Lessa, na Levada; Dom Miguel Fenelon Câmara, na Chã da Jaqueira e João Fireman, no Jacintinho, irão funcionar normalmente. Já no Lacen, o expediente ocorrerá, apenas, em escala de plantão principalmente para atender possíveis surtos, caso os técnicos da Vigilância Sanitária Estadual acionem os plantonistas do órgão. O laboratório do Lacen, que funciona no Hospital Hélvio Auto funciona 24h.

O Hemoal e Hemoar vão funcionar em escala de plantão com o objetivo de liberar sangue e hemocomponentes às unidades de saúde públicas de Alagoas e não estarão abertos para doação de sangue. Já no Ambulatório de Hematologia, situado em prédio anexo ao Hemoal, uma equipe mutidisciplinar estará de plantão para atender aos pacientes.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos