Governo entrega cadeiras de rodas

Agência AlagoasAgência Alagoas

O governo do Estado lançou nesta quarta-feira (30) o programa estratégico Prodef, que vai garantir saúde e cidadania às pessoas com deficiência, abordando quatro eixos fundamentais, como: inclusão social, prevenção, assistência e acessibilidade. O governador Teotonio Vilela Filho e o secretário da Saúde, Herbert Motta, entregaram 637 cadeiras de rodas, sendo 500 simples e 137 adaptadas para as pessoas com deficiência.

A solenidade, que foi realizada no auditório do Palácio República dos Palmares, contou a participação do vice-governador, José Wanderley Neto, de familiares dos deficientes, políticos e representantes de instituições que cuidam de pessoas com deficiência em Alagoas.

“É gratificante, como governador do Estado, participar desta ação voltada para as pessoas com deficiência. Como dizia Gandhi: política é um gesto de amor para com as pessoas. Não estamos simplesmente entregando cadeiras de rodas, mas anunciando uma política de inclusão social”, afirmou Teotonio Vilela em seu discurso.

O governador anunciou que o Estado irá disponibilizar recursos no orçamento para as pessoas com deficiência e para as entidades que cuidam deles em Alagoas. “Nossa meta é prestar assistência a todas as pessoas com deficiência e que as políticas públicas sejam voltadas para atender as necessidades de todos alagoanos”, declarou o governador.

O Prodef — O secretário da Saúde, Herbert Motta, apresentou o Prodef, que é um dos programas prioritários e estratégicos do governo para garantir atenção integral à saúde das pessoas com deficiência, promover a redução da incidência de deficiências, contribuir para a melhoria das condições de autonomia e mobilidade das pessoas com deficiência e favorecer a inclusão social.

“Este programa vem ressaltar o direito das pessoas com deficiência e oferecer oportunidades idênticas às dos demais cidadãos, bem como o de usufruir em condições de igualdade das melhorias nas condições de vida e de saúde”, afirmou Motta. Ele destacou que, no Brasil, 24,6 milhões de pessoas possuem algum tipo de incapacidade ou deficiência e que, em Alagoas, este percentual é de 16,10%.

Herbert Motta disse ainda que o Prodef visa apoiar a melhoria e a implementação dos serviços de reabilitação nos seus diferentes níveis de atenção; garantir a criação de 12 leitos hospitalares de reabilitação para assistência integral à pessoa com deficiência no HGE; conceder cadeiras de rodas simples e adaptadas e ainda disponibilizar órteses e próteses que não estão inclusas no recurso federal. “O objetivo do governador Teotonio Vilela é efetivamente oferecer maior acessibilidade aos serviços e garantir cidadania as pessoas com deficiência”, disse.

Também durante a solenidade, a vereadora de Maceió Tereza Nelma, que falou em nome das entidades que cuidam das pessoas com deficiência, parabenizou a iniciativa do governo do Estado e ressaltou o trabalho desenvolvido pelas entidades de Alagoas e pela equipe do Prodefal. “É com muita alegria que estou participando deste evento. Isso é um gesto de sensibilidade deste governo e representa o compromisso humano do governador Teotonio Vilela com o povo alagoano, principalmente com as pessoas com deficiência. Este ano de 2009 o governo do Estado fecha com chave de ouro”, afirmou a vereadora emocionada.

Para Ivanilda Maria da Conceição, mãe de Emilayne Pereira, 12 anos, a iniciativa do Governo é muito positiva, porque vai ajudar a filha a se deslocar e também melhorar a postura, contribuindo para a sua qualidade de vida. “Estou muito feliz, porque minha filha terá uma cadeira confortável e adaptada para se deslocar e que vai me ajudar a cuidar dela. O governo está de parabéns”, afirmou.

A solenidade contou ainda com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Toledo; do prefeito de Viçosa, que representou a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Flaubert Torres; da vereadora Rosinha da Adefal; dos presidentes da Adefal, Luiz Carlos Santana, e da Apae, Alesson Loureiro; do presidente da União de Vereadores de Alagoas (Uveal), Hugo Wanderley, além de prefeitos e secretários municipais de Saúde.

Fonte: Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos