AL registra redução em casos de dengues

Alagoas conseguiu melhorar os indicadores da dengue em 2009. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) apontam que essa redução atingiu a casa dos 71% em relação ao número de casos da doença. De acordo com a diretora-estadual de Vigilãncia Epidemiológica, Cleide Moreira, o último boletim da dengue mostra que foram registrados 5.697 em 2009 contra 19.642, no ano passado. Mesmo com esse avanço, ela adverte à população sobre a importância de continuar contribuindo para evitar uma possível epidemia em 2010.

“A Sesau tem feito a sua parte para evitar uma epidemia da doença no próximo ano. Mas, chamamos a atenção da população para fazer o dever de casa e, alertamos os prefeitos para que possam cumprir as suas atribuições neste processo, equipando as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e disponibilizando insumos nas unidades básicas de saúde, visando atender com eficiência os alagoanos que forem acometidos pela doença”, ressaltou, Cleide Moreira.

Ela destaca ainda, a importância da parceria com a sociedade civil organizada que deve realizar ações preventivas para evitar a proliferação da dengue. “Durante todo o ano, os agentes de endemias, médicos e enfermeiros do PSF foram capacitados”, enfatizou.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), além da probabilidade de períodos mesclados por chuva e sol, o que é propício para a proliferação do mosquito transmissor do vírus, Alagoas está localizado entre os Estados que registraram epidemias da doença em 2009, Pernambuco e Bahia.

Recursos — Para garantir as ações preventivas, o governo deve incorporar R$ 128 milhões ao teto financeiro de Vigilância em Saúde, segundo assegurou o ministro da saúde, José Gomes Temporão. Desse montante, o Ministério da Saúde vai investir cerca de R$ 40 milhões em divulgação dos cuidados da dengue, com as ações de prevenção e enfrentamento da doença, que devem ser mantidas durante os períodos de baixa transmissão e reforçadas nas épocas de maiores incidências.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos