Prefeitos iniciam mobilização para construção de aterros sanitários

Agência AlagoasPrefeitos iniciam mobilização para construção de aterros sanitários

Prefeitos iniciam mobilização para construção de aterros sanitários

Prefeitos, secretários municipais de Meio Ambiente e Agricultura, entre outros gestores de 20 municípios, que fazem parte da Região Metropolitana do Agreste e de parte do Sertão de Alagoas, iniciaram, nesta quarta-feira (4), em Arapiraca, mais uma etapa para a construção do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS).

Como parte dos trabalhos, os gestores participaram de uma capacitação com técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semahr) e da empresa Floram Engenharia e Meio Ambiente, responsável pelo treinamento.

A ação faz parte de uma etapa para que seja traçado o diagnóstico, planejamento e execução do plano nos municípios que fazem parte do Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Agreste (Conagreste), que foi formado no ano passado e já elegeu a diretoria e realizou as primeiras reuniões temáticas. A prefeita de Arapiraca, Célia Rocha (PTB), foi eleita no ano passado a presidente do consórcio.

Os 20 prefeitos e prefeitas que fazem parte do Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Agreste (Conagreste) já formaram um grupo de trabalho, que também conta com o apoio da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e Ministério do Meio Ambiente, a fim de viabilizar a construção de aterros sanitários em substituição aos lixões a céu aberto.

Os gestores analisaram o novo prazo, estipulado pelo governo federal, por meio de medida provisória que prevê a conclusão dos aterros em todo o Brasil até o ano de 2019. Por outro lado, os municípios com até 50 mil habitantes terão até o ano de 2017 para construir os seus aterros sanitários.
A medida provisória selecionou os municípios por faixas de habitantes, a fim de facilitar a viabilização da obra, conforme o perfil de cada localidade.

De acordo com a diretora de Planejamento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Elaine Melo, a região possui uma população estimada em 600 mil pessoas, que produzem a cada mês cerca de 500 toneladas de resíduos sólidos.

“Já começamos a etapa da capacitação, para em breve traçarmos o diagnóstico que será apresentado, individualmente, a cada prefeito ou prefeita a situação de cada município que está inserido no consórcio, que é o segundo maior de Alagoas, depois da capital”, explicou Elaine Melo.

O prefeito de Igaci, Oliveiro Torres, elogiou a formação e do apoio ao consórcio regional. “Os municípios, isoladamente, não têm condições financeiras de planejar e construir seus aterros, uma vez que o valor é muito elevado. Estamos contando com o empenho do governo estadual e esperamos também contar com o apoio do governo federal para a execução completa desse plano”, disse o gestor.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos