Conselhos Tutelares paralisam atividades em Maceió

Alagoas24horas/ArquivoConselheiros tutelares voltam a exigir melhores condições de trabalho

Conselheiros tutelares voltam a exigir melhores condições de trabalho

Os quatro conselhos tutelares de Maceió fecharam suas portas em protesto à falta de condições de trabalho. Apenas estão sendo mantidos os serviços de urgência, como, apuração de denúncias de casos de violência contra criança.

De acordo com o conselheiro tutelar Edson de Souza, há mais de três meses os materiais de limpeza não estão sendo distribuídos aos conselhos. “Deveríamos receber uma verba de R$ 5 mil, mas esse valor nunca foi repassado. Não estamos reivindicando aumento de salários, mas melhorias nas condições de trabalho. Hoje, as compras de materiais de trabalho e de limpeza, como papel higiênico, papel ofício e copos estão sendo tiradas dos nossos bolsos”, afirmou.

Até o momento, a categoria espera que uma reunião seja agendada com a secretária de Assistência Social, Sandra Maria Arcanjo, já que, o encontro que seria realizado na manhã de hoje, na sede do órgão, foi desmarcado.

“Agora queremos que o prefeito Cícero Almeida também participe da próxima reunião entre os conselheiros e a Secretaria de Assistência Social, pois alguns secretários já assumiram aquela pasta e apenas promessas foram feitas”, finalizou.

Semas

A secretária de Assistência Social do município, Sandra Maria Arcanjo, estranhou a decisão dos conselheiros tutelares de paralisarem as atividades. A categoria alega que a paralisação se deve à precariedade nas condições de trabalho. Ela afirmou que em nenhum momento foi procurada pelos conselheiros para discutir qualquer demanda das suas atividades diárias.

Ao contrário, Sandra Arcanjo esclarece que foi dela própria a iniciativa de marcar uma reunião com os conselheiros para esta segunda-feira. Porém, devido a uma reunião de emergência com o prefeito Cícero Almeida, em seu gabinete, o encontro com os conselheiros tutelares teve que ser adiado. O adiamento foi comunicado aos conselhos, inclusive com a nova data já marcada para esta terça-feira (8), às 9h, na sede da Semas.

Por este motivo, a secretária lamenta a decisão de paralisação e afirma que a atitude dos conselheiros tutelares foi precipitada. Segundo ela, o prefeito Cícero Almeida deu carta branca para a equipe da Semas trabalhar pela reabilitação do município junto ao Governo Federal e, assim, atuar em parceria no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para atender a parcela da população mais carente. "Os conselhos tutelares são muito importantes para a Assistência Social do município. Por isso mesmo estamos abertos ao diálogo para encontrarmos soluções mais adequadas visando o bom funcionamento de todos eles", declarou.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos