Universidades russas querem atrair brasileiros

Medicina, direito, engenharia aeroespacial, engenharia de gás e petróleo, relações internacionais. Essas são apenas algumas das especialidades que as universidades da Rússia oferecem para atrair os brasileiros. Com grande know-how em áreas que o Brasil não domina, e um preço acessível, as universidades russas se tornaram destinos certos de centenas de brasileiros nos últimos anos.

Por conta desse aumento na procura é que essas universidades disponibilizam vagas preferenciais por intermédio da Aliança Russa de Ensino Superior, entidade representante oficial das melhores instituições estatais da Rússia. São 50 vagas, com processo seletivo aberto até o dia 21 de janeiro de 2008.

Essas vagas são válidas para cinco universidades, sendo três em Moscou: a “Universidade de Moscou Lomonosov”, “Universidade da Amizade dos Povos” e a “Academia Médica Sechenov”, considerado um dos melhores centros de estudos médicos do mundo. Além da “Universidade Politécnica de São Petersburgo” e da “Universidade Estatal de Bélgorod”.

No Brasil desde 2005, a Aliança Russa já intermediou a ida de aproximadamente 250 brasileiros para essas universidades. Esse é um dos fatores que estimulam as instituições a abrirem vagas para esses alunos.

Essas vagas preferenciais são válidas para o embarque de abril de 2008 e estão abertas para todas as áreas acadêmicas. Além de o custo ser abaixo em relação as principais instituições mundiais e até mesmo quando comparado com universidades particulares brasileiras, outra vantagem é que a partir de 2010 os diplomas das universidades russas passarão a ser reconhecidos em toda União Européia (o chamado Diploma Único de Estudos Superiores da Europa).

Embora não seja aplicado um teste tradicional como o vestibular brasileiro, o candidato em estudar na Rússia passa por um processo seletivo avaliado pela universidade de sua escolha e administrado pela Aliança Russa no país. A avaliação inclui, entre diversos processos, reunião com os pais, análise de histórico escolar, exames de saúde, exames toxicológicos e checagem de antecedentes criminais, tudo para garantir que o aluno se encaixe no perfil da universidade.

Os interessados devem procurar a Aliança Russa de Ensino Superior até o dia 21 de janeiro para dar início ao processo de seleção do embarque de abril de 2008. Para mais informações: www.aliancarussa.com.br ou pelo telefone (11) 5505-5898.

Fonte: Aliança Russa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos