Incêndio ameaça Serra da Barriga

Tribuna UniãoBombeiros, agentes floresitais e voluntários debelaram o incêndio

Bombeiros, agentes floresitais e voluntários debelaram o incêndio

Pelo menos 10 dos quase 200 hectares da mata nativa da Serra da Barriga, distante seis quilômetros de União dos Palmares, foram destruídos por um incêndio, provavelmente criminoso, registrado na tarde desta quarta-feira. Segundo agentes florestais, por pouco o fogo não atingiu o platô do Parque Nacional.

O fogo se espalhou rapidamente e pôs em risco o recentemente inaugurado Parque Memorial Zumbi, chegando a ser controlado a 100 metros do parque.

Duas equipes do Corpo de Bombeiros, sob o comando do tenente Felipe Dória, – com a ajuda de agentes florestais e voluntários – conseguiram debelar o incêndio por volta das 19h30. Um carro pipa chegou a ser deslocado para o local, mas como a área em chamas era de difícil acesso.

Segundo informações dos agentes florestais, o fato foi comunicado ao IBAMA e o Instituto Zumbi dos Palmares e na manhã de hoje equipes deverão ser deslocada para o local e avaliar a destruição.

No trajeto até o topo da serra, notava-se a presença de muitos animais silvestres fugindo do fogo. O prefeito de União dos Palmares, José Pedrosa, lamentou o incêndio e informou que vai investigar a fundo o incêndio. “Vamos enviar todos os esforços no sentido que o culpado ou culpados por este crime duplo (ambiental e contra o patrimônio) respondam na Justiça por este ano de vandalismo”, comp0letou o prefeito.

Fonte: Tribuna União

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos