Prevenção às Drogas e Violência nas Escolas

Este ano, Alagoas irá ampliar o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) que, desde a década de 90, é desenvolvido nas escolas de todo o país com o objetivo de orientar e prevenir os alunos quanto à utilização das drogas. Esta semana, o coordenador do programa, tenente-coronel Luiz Carlos Ferreira, apresentou ao secretário de Estado da Educação e do Esporte, Fábio Farias, o projeto de ampliação que será enviado ao governo federal. Já no próximo mês, cerca de 36 policiais militares participam do curso de formação de instrutores, que acontecerá no Centro de Formação Ib Gatto Falcão.

“Temos uma parceria com a Educação e o apoio do secretário Fábio Farias, por isso fomos procurá-lo para apresentar a proposta. Ele se comprometeu em ajudar nesse processo junto ao governo federal, e também nos cedeu o Cenfor para que alojássemos os participantes do curso e fosse usado para promovermos a formação”, conta o tenente-coronel Luiz Carlos. Atualmente, sete PMs estão habilitados para desenvolver as atividades do Proerd nas escolas de Alagoas.

De acordo com o secretário Fábio Farias, o programa atende escolas públicas e particulares, de acordo com a solicitação das unidades de ensino. A formação vai garantir um maior contingente de policiais habilitados a realizar esse trabalho, que tem como público-alvo os estudantes da 4ª série do Ensino Fundamental “Com a ampliação, o Proerd poderá inclusive atuar mais no interior do Estado”, diz Farias.

Projeto

Segundo o tenente-coronel há um comprometimento do governo federal na ampliação desse programa existente nas polícias militares de todo o país. “Tivemos uma reunião em Brasília e pudemos perceber os avanços nos estados. Possivelmente, a formação será ministrada pelo pessoal de Rondônia, onde as ações já estão bem desenvolvidas”, conta.

No projeto de ampliação a ser apresentado ao governo federal pela Secretaria de Defesa Social, consta um cronograma que prevê, até 2009, a atuação do programa em cerca de 225 escolas em todo o Estado, totalizando 36 mil alunos atendidos. Entre os investimentos solicitados, a compra de material permanente e de consumo para viabilizar as atividades. “Acreditamos que, como há recursos específicos para a ampliação do Programa, basta que tenha o envolvimento direto do Estado para que possamos receber e investir essa verba o quanto antes”, acredita o tenente-coronel.

Resultados

Luiz Carlos Ferreira conta que, nas unidades de ensino onde foi desenvolvido o programa, os resultados foram muito bons. Segundo ele, o foco nas crianças do 5° ano do Ensino Fundamental garante a prevenção necessária para evitar o envolvimento dos futuros adolescentes com as drogas.

“Estudos mostram que esta é a fase em que devemos trabalhar de forma preventiva, pois pouco depois as crianças começam a ter contato com esse universo e, com base nas informações recebidas, aprendem a dizer não”, afirma. Luiz Carlos conta ainda que, apesar de voltado para as crianças, o programa contribui também com as famílias. “Já tivemos relatos de pais que afirmam ter parado de beber ou fumar a pedido dos filhos que participam do Proerd”, comemora o tenente-coronel.

A dinâmica do projeto tem como base a realização de 10 palestras, sendo uma por semana, por um PM instruído, que deve também participar de outras atividades nas escolas, como reuniões de pais. Cada aluno participante recebe uma cartilha do Proerd, contendo informações do programa. Ao final, é realizada uma formatura, na qual os estudantes recebem um certificado de participação e realizam atividades lúdicas.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos