AL: maior número de "excluídos" na educação

Um trabalho feito pela Secretaria Geral da presidência da República, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2006, do IBGE, mostra que Alagoas tem o maior índice de jovens que são "excluídos" da educação no País.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a pesquisa traz 34 milhões dos chamados jovens urbanos do Brasil. Destes, 7,4 milhões estudaram um período de sete anos – período insuficiente para a conclusão do ensiono fundamental. O estudo mostra ainda que o País registra 813, 2 mil analfabetos.

De acordo com o jornal, Alagoas lidera os cinco Estados do Nordeste que estão no topo da lista com 46%. Lá, dos 432,3 mil jovens, 28,6 mil são analfabetos e 17,1 mil não atingiram os sete anos de estudos.

Em compensação, o menor índice da lista é de São Paulo. Entre os 8,3 milhões de jovens, 99,3 mil são analfabetos e 1,1 milhão não concluíram o ensino fundamental.

Para a professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), Stella Bortoni, o País possui uma história recente de "letramento". "Mas é claro que, nesses últimos 200 anos, não houve políticas públicas eficientes".

Fonte: Terra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos