Escolas do Estado iniciam matrículas de alunos

Os interessados em estudar na rede estadual este ano já podem procurar as secretarias das escolas para garantir suas vagas. Até a próxima sexta-feira, dia 25, boa parte das unidades realiza o cadastro dos novos alunos, seguindo o calendário sugerido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Em Maceió, cerca de 30% dos estabelecimentos estaduais já estão fazendo as matrículas, como é o caso das escolas do Cepa. No interior, o percentual sobe para 80%.

A matrícula pode ser feita pelo aluno maior de 18 anos ou pelos pais ou responsáveis, no caso dos menores de idade. Para efetuar o cadastro é necessário apresentar duas fotos 3X4 do aluno, RG e CPF do pai ou responsável, no caso de alunos com menos de 18 anos, comprovante de residência, histórico escolar, documento de transferência ou declaração de conclusão de série com validade de até 60 dias, além da documentação pessoal do estudante, como certidão de nascimento para menores de idade e CPF e RG para maiores de 18 anos.

Vagas – Segundo o superintendente de Educação Básica, Neilton Nunes, cada unidade de ensino deve afixar, de forma visível à comunidade, o número de vagas disponíveis por série. Como a rematrícula dos alunos da rede foi concluída na última sexta-feira (18), esses dados ainda não foram sistematizados pela Secretaria. "Há ainda outro fator que nos impede de ter o total de vagas na rede como um todo, que é a diferença nos calendários escolares. Em abril finalizaremos esses dados", diz o superintendente.

Neilton Nunes explica que as vagas são destinadas a estudantes que estão ingressando na rede estadual, sendo transferidas das demais redes públicas (federal ou municipal) ou da rede particular. "Nós garantimos as vagas dos alunos que concluíram o ensino fundamental na rede municipal, dentro da nossa realidade", conta Neilton. Ele acrescenta que também há vagas disponíveis para os alunos das escolas municipais que vão ingressar no sexto ano – antiga quinta série – em locais onde o município não oferece turmas.

Matrículas – Nas escolas do Cepa, onde as matrículas iniciaram nesta segunda-feira (21), a decisão foi receber os novos alunos de forma unificada, mesmo nas unidades de ensino onde não houve conclusão do ano letivo de 2007. Na escola Moreira e Silva, o movimento ainda era considerado pequeno, e a expectativa é que a procura aumente no restante da semana.

"Temos cerca de 800 vagas, do 8° ano do ensino fundamental e nas turmas do ensino médio", explica a diretora, Márcia Lúcia Rodrigues. Os interessados devem procurar a secretaria da escola, das 9h às 18h, sem pausa para o almoço. Já na escola Maria José Loureiro, a procura foi grande no primeiro dia. "Vamos concluir nosso ano letivo em março, mas já estamos adiantando esse processo para a comunidade", conta o diretor José Matias Sobrinho. De acordo com ele, a procura tem sido maior para as turmas do sexto ano do ensino fundamental, antiga 5ª série.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos