AMA consegue reativação da Operação Pipa

AMAIntegrantes da AMA expõem situação dos municípios alagoanos atingidos pela seca

Integrantes da AMA expõem situação dos municípios alagoanos atingidos pela seca

O secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional, Luis Antônio Eira, autorizou o pedido da Associação dos Municípios Alagoanos-AMA – para a reativação da Operação Pipa, que é executada através da Secretaria Nacional de Defesa Civil, em parceria com o 59 BIMTz.

O presidente da entidade Jarbas Omena Filho, o deputado federal Joaquim Beltrão e 11 prefeitos do Sertão e Semi-árido apresentaram a situação dramática em que encontra a população sertaneja,desde a suspensão da operação, em dezembro de 2007.

A distribuição de água pelo exército será reativada em 70% dos municípios em 48 horas, garantiu o secretário executivo. No máximo em cinco dias, a operação estará sendo executada em 100% dos municípios atingidos pela estiagem. Cerca de 25% da população alagoana, quase 500 mil pessoas estão sofrendo com o drama da estiagem. Elas estão tendo que dividir água de péssima qualidade com animais para sobreviver. O resultado é o aumento da mortalidade infantil e doenças provocadas também pela desnutrição.

Prefeitos, representantes da AMA e parlamentares saíram aliviados da audiência. “O governo federal entendeu nossa urgência,porque fome e sede não podem esperar por burocracia”,disse Jarbas Omena Filho.

Também a pedido da AMA e sensibilizado com o problema, o governador Teotônio Vilela Filho liberou ontem R$ 160 mil reais, a partir de segunda-feira, para pagamento de caminhões pipa nos 33 municípíos atingidos pela seca. Esse será um reforço que vai aliviar o caixa das cidades que estava entrando em colapso financeiro desde a suspensão da operação do governo federal.

Além da reativação da operação,a comissão se reuniu com o secretário executivo do Ministério do planejamento,João Bernardo Bringel e com o sub chefe de assuntos federativos da Casa Civil, Padilha.A audiência, solicitada pelo deputado federal Francisco Tenório foi uma estratégia para expor a situação de Alagoas e tentar conseguir recursos extraordinários que permitam a compra de cestas básicas para a população. Esta semana, o presidente da AMA também convocou a população , a sociedade organizada e os direitos humanos, para que “olhem para o sertanejo como ser humano". É hora das entidades ajudarem, não ao prefeito, não ao município, mas as pessoas",disse tentando sensibilizar as entidades para uma ampla campanha de ajuda humanitária.

Fonte: AMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos