Neafa realiza mutirão de esterilização

O Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (NEAFA) realiza na próxima quinta-feira, 31, mais um mutirão de castração de animais. A iniciativa tem o objetivo de suprir a demanda por cirurgia de esterilização de cães e gatos que vem crescendo no Núcleo.

"Iniciamos o ano já com mais de 300 solicitações de castração. Fizemos dois mutirões, nos últimos dias 10 e 17 de janeiro, mas não estamos dando conta da procura pela esterilização, o que prova que a população está conscientizada sobre a importância desse método para evitar a procriação desenfreada de animais, que gera o abandono dos filhotes nas ruas, maus tratos e proliferação de zoonoses. Em outras cidades, as prefeituras é que procuram as ongs de proteção animal para ajudar em programas de esterilização", destaca a presidente do NEAFA, Ângela Seabra.

Um programa de controle populacional de cães e gatos é dever do Poder Público, estando inclusive previsto na Lei Municipal 5.318/03, que estabelece as atribuições do Centro de Controle de Zoonoses de Maceió.

"Os últimos mutirões tiveram ampla repercussão na imprensa local, mas não surtiram nenhum efeito sobre nossos governantes, que continuam ignorando essa necessidade da população, principalmente da mais carente, deixando mais essa lacuna na resolução de um problema que é ambiental e também de saúde pública", afirma Ângela.

Em outras cidades, essa questão é levada a sério pelas prefeituras. No final do ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador anunciou o início de um programa de controle reprodutivo de animais por meio da esterilização gratuita de cães e gatos. Os Centros de Controle de Zoonoses de São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Petrópolis (RJ), Porto Alegre (RS), Vitória (ES) e de outros municípios também já realizam programas de castração.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos