Renovação de cadastro de animais

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) dará início, na segunda quinzena deste mês, a um novo cadastramento de animais de tração em toda a cidade de Maceió. A medida atenderá a uma exigência do Ministério Público Estadual (MPE), motivada por denúncias de maus-tratos praticados pelos proprietários desses animais, e visa garantir um controle efetivo sobre a atividade.

A ação, que ficará sediada dois dias da semana em cada um dos sete distritos sanitários da cidade, incluirá também o recadastro de todos os animais já registrados em 2003, quando ocorreu a primeira iniciativa neste sentido.

“A estimativa que temos é de atingir um universo de 2.500 animais, reforçando a cobrança das responsabilidades e dos cuidados que os proprietários devem ter em relação a esses animais, utilizados, principalmente, como meio de obtenção da renda familiar”, afirmou o coordenador do CCZ, Carlos Eduardo da Silva.

Paralelo ao cadastro e recadastro, as equipes do CCZ estarão fazendo o levantamento do perfil de sanidade de cada animal – avaliando suas condições de saúde e capacidade para o trabalho de tração – e aplicando a vacina anti-rábica. Para realizar ou atualizar o cadastro o proprietário do animal deve levar Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência. E se o animal for registrado, é preciso apresentar essa documentação.

O coordenador lembra ainda que a fiscalização será intensificada logo após a finalização do trabalho e que, em caso de qualquer irregularidade, serão aplicadas as penalidades previstas na legislação vigente, como a lei municipal 5.318/03, que inclui multa e apreensão do animal.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos