Caso Madeleine pode virar arquivo

Analistas judiciais acreditam que a afirmação do diretor da polícia judiciária portuguesa, Alipio Ribeiro, de que pode ter sido precipitado declarar como suspeitos Gerry e Kate McCann, pais da menina britânica Madeleine, teria o objetivo de antecipar o fechamento da investigação, de acordo com publicações portuguesas.

Madeleine desapareceu em um quarto do centro turístico de Praia da Luz, no Algarve português, onde dormia junto com os irmãos gêmeos de 2 anos enquanto os pais e um grupo de amigos britânicos jantavam em um restaurante próximo.

A imprensa portuguesa publica neste sábado (9) a opinião de diversas fontes, que indicam que Ribeiro não cometeu nenhum deslize em suas declarações, mas buscava preparar a opinião pública sobre um eventual arquivamento do processo sobre o desaparecimento de Madeleine no sul de Portugal, em 3 de maio do ano passado.

O ex-presidente do Colégio de Advogados português José Miguel Júdice considerou que a outra possibilidade é que o diretor da polícia judiciária esteja antecipando um "hipotético fracasso da investigação".

Uma semana depois de Ribeiro fazer estas declarações, a polêmica continua acesa em Portugal, e gerou reuniões dos advogados dos McCann para estudar novas medidas a fim de conseguir que seus clientes deixem de ser considerados suspeitos formais pelas autoridades portuguesas.

A revista portuguesa "Expresso" indica que a última oportunidade para manter vivo o processo seria a existência de contradições do casal McCann e dos amigos que os acompanhavam na noite que Madeleine desapareceu, durante os novos interrogatórios que Portugal solicitou que fossem realizados no Reino Unido.

Esta polêmica atingiu o governo português, e especialmente o ministro da Justiça, Alberto Costa, que terá que comparecer na próxima semana ao Parlamento para dar explicações sobre as afirmações do diretor da Polícia Judiciária.

Costa defendeu o trabalho realizado por Ribeiro e se mostrou disponível a esclarecer na Assembléia qualquer questão referente ao caso Madeleine, que se transformou em um fenômeno midiático em nível mundial.

A Polícia suspeita que os McCann estão envolvidos no desaparecimento da filha, mas não tem provas que sustentem essa teoria, já que as amostras de sangue recolhidas no apartamento de onde a menina desapareceu e no carro do casal foram inconclusivas.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos