Adolescente de 15 anos é aprovado em 1º lugar na Uncisal

Priscylla Régia / Alagoas 24 HorasJaurez é aprovado em 1º lugar em Medicina

Jaurez é aprovado em 1º lugar em Medicina

Os aprovados no curso de medicina 2008 da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) tiveram uma surpresa, durante os primeiros dias de aula, ao perceber que o aprovado em 1º lugar no curso trata-se de Jaurez Teixeira Valença, de apenas 15 anos.

O sonho de ser médico levou o adolescente, que concluiu apenas o primeiro ano do ensino médio, a antecipar por dois anos seu ingresso na Universidade. Ao terminar o curso, Jaurez terá apenas 21 anos e será considerado o médico mais novo do Brasil.

“Esse é meu sexto vestibular. Ainda com 14 anos, cursando a 8ª série, tentei outros cursos em faculdades particulares como experiência e também passei, mas não cursei porque sempre quis fazer medicina”, contou.

Jaurez também tentou vestibular para medicina na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), mas foi reprovado. No entanto, o estudante entrou com um processo, em que afirma ter sido prejudicado pela Comissão Permanente de Vestibular (Copeve).

A mãe do adolescente, Rita de Cássia Teixeira Valença, conta que desde 2006 a ação está na justiça e a família espera uma resposta favorável ao estudante.

“Simplesmente a Copeve reprovou Jaurez em redação na 2ª fase do vestibular, provavelmente por ser menor de idade. Achamos estranho e entramos na justiça pedindo vistas da prova. Portanto, durante o decorrer do processo, o exame de Jaurez chegou a ser analisado por quatro especialistas e todos afirmam que não existem erros na prova. Isso quer dizer que ele foi, sim, aprovado na Ufal. Mas até agora, o processo ainda rola na justiça”, afirmou.

Rita de Cássia disse ainda que Jaurez sempre foi destaque entre os colegas desde os primeiros anos da vida escolar. “Quando criança, as professoras negociavam com ele dando brinquedos, para que permanecesse dentro da sala de aula, pois ele sempre falava que já sabia o assunto estudado. O currículo dele é muito bom, desde o ensino fundamental, Jaurez tem 10 em todas as matérias e no Colégio Contato recebia brindes por ficar entre os 10 mais”, diz.

Prova

Em entrevista ao Alagoas24Horas, o Pró-reitor de Graduação da Uncisal, José Antônio explicou que para cursar a Universidade o estudante teria que dar entrada em um processo no Conselho Estadual de Educação e realizar uma prova. "O Conselho é quem deve referendar a decisão a partir do processo", ressaltou José Antônio.

“Entramos com um processo no Conselho Estadual de Educação e ao ser avaliado Jaurez recebeu a autorização para realizar a matrícula. No entanto, para conseguir a ‘promoção’, que seria uma autorização permanente, o Conselho pediu um prazo de 90 dias para regularizar e formular uma resolução que norteie os caminhos a serem tomados daqui para frente, tanto com Jaurez, quanto com outros adolescentes que queiram tentar vestibular ainda jovens”, explicou.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos