Eclipse total da Lua poderá ser visto

O primeiro eclipse lunar do ano poderá ser visto entre a noite desta quarta-feira e a madrugada desta quinta em todo o Brasil, dependendo das condições meteorológicas. A Lua começará a entrar na sombra da Terra (umbra) às 22h43 da quarta (horário de Brasília). O auge do eclipse acontece entre 0h01 e 0h51. Às 2h09 a Lua sairá da umbra.

Os eclipses lunares podem ser totais, parciais ou penumbrais. O eclipse de hoje será total, ou seja, a Lua ficará completamente encoberta pela sombra da Terra. Se não ficasse totalmente imersa, o eclipse seria parcial. Já o eclipse penumbral é quase imperceptível. O eclipse da Lua pode ser observado de qualquer lugar do planeta.

Enquanto um eclipse lunar ocorre ao mesmo tempo para todos os observadores, de acordo com os horários locais, a visualização de um eclipse do Sol depende do deslocamento da sombra da Lua pela Terra. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ocorrem dois eclipses solares por ano e, no máximo, sete eclipses por ano.

No dia 16 de agosto haverá outro eclipse lunar visível, mas o fenômeno será apenas parcial. Dos quatro eclipses que ocorrerão em 2009, nenhum será favorável: três serão apenas penumbrais e não poderá ser observado visualmente. O quarto, apenas parcial, será invisível no Brasil. Apenas em abril de 2015 as condições serão novamente ideais.

Fonte: Redação Terra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos