Acidentes aumentaram 40% na Semana Santa

Assessoria/SMTTCoordenação de Estatísticas da SMTT

Coordenação de Estatísticas da SMTT

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) vai investir em campanha educativa para prevenir e diminuir os índices de acidentes no trânsito durante a Semana Santa. Intitulada “Tenha uma Santa Semana no Trânsito”, a campanha educativa, que começa hoje, 17, vai até o dia 20.

A Coordenação de Estatísticas da SMTT apresentou estatísticas sobre os acidentes de trânsito ocorridos nos últimos três anos no período da Semana Santa. Em 2005, ocorreram 26 acidentes de trânsito, 19 sem vítimas e 07 com vítimas, resultando em 3 mortes e 08 pessoas feridas.

Já em 2006, foram constatados 28 acidentes de trânsito, 17 sem vítimas e 11 com vítimas, houve duas mortes e 13 pessoas ficaram feridas. No último ano ocorreram 36 acidentes de trânsito, 10 com vítimas, sendo decorrente deles: 21 pessoas feridas, no entanto, não houve mortes.

Comparando 2005 e 2006, o total de acidentes aumentou em aproximadamente 8%, já com vítimas em 60%, o número de feridos em 65%; já o número de mortes diminuiu em 50%. Já ao comparar 2005 e 2007, foram constatados os seguintes resultados: quanto ao total de acidentes aumentou em 40%, já os com vítimas em 43% e o número de feridos em 165%. E ao confrontar os dados dos dois últimos anos, houve aumento de 28,6% no total de acidentes e de 61,5% no número de feridos, e a diminuição de 9,1% de acidentes com vítimas.

De acordo com a coordenadora de Estatísticas, Ivone Monteiro, o dia que ocorreu maior número de acidentes de trânsito foi a Quinta-feira Santa, ela mais uma vez pede atenção aos condutores. “Não apenas nos feriados mas diariamente os condutores precisam ter cuidado ao dirigir, respeitando a sua vida e a de outras pessoas. Afinal, a pressa, a combinação álcool e direção ou qualquer outra forma de imprudência e desrespeito às Leis de Trânsito são inimigos da segurança no trânsito e da valorização da vida. Deve ser um compromisso de todos, a existência de um trânsito seguro”, explanou Monteiro.

De acordo com Rita Borges, colaboradora do setor de Estatísticas da SMTT, o álcool ainda é o maior causador de acidentes de trânsito. “Precisamos entender que álcool e direção estão sempre na contramão, eles não combinam. E, no entanto, por mais campanhas que estejamos realizando, o álcool é ainda o maior vilão do trânsito. Entendemos que toda a equipe da SMTT está fazendo a sua parte. Agora, os condutores podem mudar o final dessa história não bebendo após dirigirem, quer dizer, fazendo a parte deles”, esclarece Rita.

Fonte: Com assessoria/SMTT

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos