Palmeira dos Índios: partidos formam chapão

Tribuna do Sertão/CortesiaRepresentantes de vários partidos compõem chapa em Palmeira dos Índios

Representantes de vários partidos compõem chapa em Palmeira dos Índios

Um bloco formado por partidos de centro-esquerda PT/PDT/PCdoB/PSC/Psol firmou uma aliança para coligação majoritária e proporcional em Palmeira dos Índios e decidiu apresentar uma candidatura única em 30 de maio. O processo de escolha já foi definido e a aliança partidária foi registrada em cartório.

O bloco partidário tem uma proposta que representa a inovação para Palmeira dos Índios. Neste clima, os partidos coligados firmaram ainda compromisso de apoiar os projetos e diretrizes da ONG Palmeira Viva, que prega a transparência na Administração Pública.

“O bloco vai para a disputa da prefeitura palmeirense com força e unidade”, afirmou o presidente do PSC, Márcio Henrique Carvalho.

A decisão foi tomada numa reunião entre os diretórios municipais dos partidos em encontro realizado, em Palmeira dos Índios, na quinta-feira (13). A partir de agora, o bloco negociará em conjunto coligação com outras siglas a exemplo do PPS, PRTB e PMDB, entre outras.

Marcaram presença na reunião os presidentes dos partidos no município e as principais lideranças políticas, a exemplo do advogado Vladimir Barros do PCdoB, dos médicos Márcio Henrique Carvalho, do PSC e o vice-prefeito Pedro Paulo Duarte, do PT; do empresário Eugênio Sampaio, do PDT; do administrador de empresas, Aérton Lessa, representando o Psol e demais filiados que foram firmar a aliança pré-eleitoral entre os partidos políticos.

Fato novo

A aliança firmada entre as cinco agremiações partidárias representa o fato novo da política local. Segundo alguns analistas políticos, “a aliança entre os partidos de centro-esquerda representa um avanço na estruturação de uma política mais ampla, democrática e com interação popular”.

Outro fator importante – para os analistas – “é que essa união consolida uma nova frente política – mesmo que heterogênea – o que os outros grupos já formados (situacionistas e tradicionais) não acreditavam que se concretizasse”.

A estratégia do bloco partidário é apresentar-se como uma alternativa entre os situacionistas (que também ainda não definiu candidatura) e os tradicionais (com candidaturas já definidas). ”Formamos uma nova organização partidária, que ainda não governou a cidade. ”, enfatizou Vladimir Barros, presidente do PCdoB.

O bloco do PCdoB, PSC, PT, PDT e Psol já garante tempo de rádio que supera os cinco minutos, o que será muito importante nesta campanha, onde serão proibido os showmícios e outros tipos de atração.

Ampliação

Nas próximas semanas, PT, PDT, PSC, PCdoB e Psol intensificarão conversas com PPS e PTRB. Aos poucos vai se definindo o cenário político na corrida pela prefeitura de Palmeira dos Índios. É praticamente certa a candidatura do prefeito de Igaci, Petrucio Barbosa, (PTB) que deverá renunciar ao mandato no município até 4 de abril.

Integrantes da situação discutem a alternativa de apoiá-lo, se ele disputar o cargo, porém estão temerosos em virtude do estilo de fazer política do prefeito igaciense, que tem apoio do deputado estadual Cícero Ferro. Outros, porém, definiram candidaturas próprias.

É o caso do PSDB, que há nove anos tenta emplacar o nome de James Ribeiro. O tucano até agora só conta com o apoio do cunhado, o deputado Edval Gaia Filho (PSDB) que recentemente foi indiciado pela Operação Taturana da Polícia Federal.

Outros partidos como Democratas, PP e PMN, sob o comando do ex-deputado Fernando Gaia Duarte se mantêm indefinidos, mesmo que tenha ensaiado uma candidatura no início do mês, que morreu, após o anúncio pela Polícia Federal de que seu líder estava na lista de indiciados na Operação Taturana por ter contraído empréstimos na ALE.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos