Comissão da OAB diz que já possui um mapa da corrupção eleitoral em Alagoas

Sionelly Leite/Alagoas24horasSionelly Leite/Alagoas24horas

De acordo com o presidente da Comissão de Combate à Corrupção da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, Paulo Brêda, a OAB já possui um mapa da corrupção eleitoral em Alagoas. Brêda revelou a existência do mapa em uma reunião – ocorrida na manhã de hoje – com o presidente Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Antônio Sapucaia, na sede do órgão.

Paulo Brêda disse que a comissão pretende interagir com o TRE, que também tem intensificado o combate à corrupção eleitoral em Alagoas. De acordo com Brêda, a união de forças é essencial para coibir e punir a venda e compra de votos em Alagoas. O presidente da comissão destacou que o mapa eleitoral foi feito com base nas informações colhidas pela Ordem dos Advogados do Brasil em eleições passadas.

“A OAB sempre atuou nas eleições. No entanto, antigamente este trabalho era feito apenas na véspera do processo eleitoral. Com base em denúncias passadas, nós conseguimos detectar quais os principais pontos onde se comercializa o voto. Com isto, vamos poder atuar. Por uma questão de estratégia não vamos revelar estes locais agora, mas são as regiões mais pobres da cidade. Temos informações sobre o interior do Estado de Alagoas também”, destacou Brêda.

O presidente da comissão destacou ainda que o importante é coibir e não a “caça às bruxas”. “Queremos impedir que haja a corrupção eleitoral, assim ninguém precisa ir preso, mas quem for pego será denunciado e punido”, disse Paulo Brêda.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Antônio Sapucaia, destacou a importância do papel da OAB no processo e disse ainda que o TRE tem buscado parcerias para atuar no combate a corrupção eleitoral. “Estamos batendo em todas as portas: Polícia Federal, Polícia Civil, Ministério Público, enfim. Queremos unir forças e buscar inclusive divulgar a idéia de que quem vende votos também corrupto e pode ser preso. Nossa intenção é conscientizar a população”, destacou Sapucaia.

Para o presidente, a compra de votos é o início de todo o processo de corrupção na política. “Quem compra votos não tem compromisso com o papel que deveria exercer”, destacou ainda Sapucaia. No que depender do TRE – conforme o presidente do órgão – a vida dos corruptos será bem mais difícil nestas eleições.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos