Maceió terá Instituto de Defesa do Fornecedor

Será lançado em Maceió nesta quinta-feira (27) o Instituto de Defesa do Fornecedor (IDF). O órgão tem o objetivo de orientar, representar e defender todos os fornecedores de produtos e/ou prestadores de serviços em geral, visando a defesa de seus direitos assegurados pela Constituição Federal, Código de Defesa do Consumidor e demais legislações federais.

Entidade sem fins lucrativos, o IDF está sediado em Sorocaba (SP) e já foi lançado no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. Maceió será a primeira cidade do Nordeste a contar com um instituto desse porte. Além de aprimorar as relações comerciais, o órgão vai contribuir para que seja atingido o equilíbrio ético nas relações de consumo. Poderão se associar ao órgão instituições, empresas, profissionais liberais, autônomos e pessoas físicas interessadas em aprimorar as técnicas de relacionamento e os segmentos que se interagem com o fornecedor.

“Nosso trabalho vai implementar e aprimorar a legislação em defesa do fornecedor de produtos e de serviços de qualquer natureza e auxiliá-los a adequar o Código de Defesa do Consumidor em benefício de seus clientes, bem como, dar apoio e prestar todas as informações necessárias que a empresa necessite”, explicou a diretora-geral do IDF em Maceió, psicóloga Marinalva Marinho Lima.

Segundo a diretora, as legislações nos âmbitos tributário, cível, trabalhista e principalmente na área de consumo passam por transformações constantes, fazendo com que os empresários/fornecedores tenham que se adaptar às mudanças de forma rápida e eficaz, sob pena de sofrer conseqüências pela sua inadequação ao sistema.

Iniciativa

O Consultor Jurídico do IDF em Maceió, advogado Anthony Lima, explicou que o segmento de fornecedores sempre foi alvo de críticas e nunca teve um órgão que representasse e defendesse os interesses da classe. Preocupados com esta situação, um grupo de psicólogos, advogados, empresários e fornecedores decidiu criar o instituto.

O órgão contará com o Selo de Qualidade IDF, criado para identificar o fornecedor que atende a sua clientela dentro do padrão do Código de Defesa do Consumidor. “Procuraremos manter intercâmbio com o Procon e demais instituições de defesa do consumidor, uma vez que faz parte da política do IDF a união e o bem comum das entidades”, destacou Anthony Lima.

Segundo ele, o instituto vai oferecer aos associados uma prestação de serviços de ponta com custos adequados e ajustados à necessidade, dimensão e forma de cada empresa ou serviço, o que é um diferencial no mercado, “pois possibilita que o administrador, independente de seu porte, utilize de uma assessoria administrativa e jurídica, contínua e eficaz de acordo com suas reais necessidades”, concluiu o advogado, lembrando que em breve o IDF lançará um portal (www.portalidf.org.br) com todas as informações sobre o órgão.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos