Funcionários dos Correios entram em greve

Sionelly Leite/Alagoas24HorasCarteiros de Alagoas aderem à greve que atinge 18 estados do Brasil

Carteiros de Alagoas aderem à greve que atinge 18 estados do Brasil

Os funcionários dos Correios entraram em greve – na manhã de hoje, dia 1° de abril – em 18 estados brasileiros, inclusive Alagoas. De acordo com a direção nacional do movimento paredista, os carteiros cobram o adicional de risco aos carteiros, no valor de 30% do salário-base e a implantação do Plano de Cargos e Carreiras e Salários (PCCS) e aumento no percentual da PLR (Participação nos Lucros e Resultados).

Os carteiros já estão paralisados em São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Pará, Paraná, Amazonas, Maranhão, Bahia e Paraíba.

De acordo com o secretário da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresa de Correios e Telégrafos e Similares, Manoel Cantoara, a expectativa é de que o movimento cresça ainda mais. Para ele, "o nível de insatisfação com relação ao não-cumprimento de acordo feito com o Ministério das Comunicações sobre um adicional de periculosidade deixou muita gente indignada".

Cantoara não soube estimar quantos dos 107 mil funcionários dos Correios devem participar da paralisação. "Esse número, só amanhã à luz do dia." Os cerca de 52 mil carteiros do país, que receberam o adicional de 30% nos últimos três meses, foram surpreendidos na última semana com a ausência do valor em seus contra-cheques.

Em Alagoas, a categoria se reúne às 19 horas com a Diretoria Regional dos Correios, no prédio do Tabuleiro do Martins. A greve é por tempo determinado, mas a perspectiva é que a greve seja contornada até a próxima semana. No Estado, há aproximadamente 1.200 carteiros.

Fonte: Com informações da Folha

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos