Zé Pedro pode chamar eleições da Mesa da ALE

O deputado estadual Zé Pedro (PMN) – que assumiu a cadeira da presidência da Assembléia Legislativa do Estado de Alagoas, depois da renúncia de Alberto Sextafeira (PSB) e das deputadas Flávia Cavalcante (PMDB) e Cáthia Lisboa Freitas (PMN) – pode chamar novas eleições para a Mesa Diretora do Poder Legislativo na tarde desta terça-feira, dia 22.

Zé Pedro tem até cinco dias – conforme Regimento Interno – para puxar as eleições, que por sua vez podem ser realizadas em 15 dias. Para convocação, basta dar ciência aos 18 deputados estaduais com condições de voto, já que nove se encontram a afastados pela Justiça, por conta do indiciamento pela Polícia Federal.

Entre os indiciados e afastados, está Antônio Albuquerque (sem partido), que presidia a Assembléia Legislativa antes da crise instaurada em função da Operação Taturana. Ao todo, 12 deputados estaduais foram indiciados acusados de participar do esquema que teria desviado R$ 280 milhões do erário, por meio de fraudes na Receita Federal.

Zé Pedro assumiu a função por conta de ser o deputado mais velho da Casa Tavares Bastos. A expectativa é de que ele convoque as eleições o mais rápido possível. Devem concorrer ao cargo, os deputados estaduais Jota Cavalcante (PDT) – com apoio de Antônio Albuquerque – e Fernando Toledo (PSDB), que é do mesmo partido do governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho.

Uma outra possibilidade é a renúncia de Zé Pedro na sessão de hoje, o que faria com que Gilvan Barros (PMN), que é o com mais número de mandatos na Casa, assumisse a presidência. Neste caso, ele passaria a ser o responsável por puxar as eleições.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos