Dia do Cooperativismo irá debater sobre clima

"Enfrentando a Mudança de Clima através das Empresas Cooperativas” foi o tema escolhido pelo Comitê para a Promoção e Progresso das Cooperativas (Copac) para o 86º Dia Internacional do Cooperativismo, que será comemorado no dia 5 de julho de 2008.

A data, comemorada sempre no primeiro sábado de julho, congrega lideranças cooperativistas em escala planetária e chama a atenção para a importância das cooperativas no mundo. O Copac é constituído pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio de órgãos e agências.

Em Alagoas, o Dia Internacional do Cooperativismo será comemorado na Cooperativa de Colonização Agropecuária de Piscicultura de Penedo Ltda (Coopenedo) com um evento de responsabilidade social. A Ação Cooperativista, promovida pela primeira vez em 2007 pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Alagoas (OCB/AL), vai oferecer retirada de documentos, atendimento médico e odontológico e atividades educativas e de lazer.

Desde 1995 a ONU comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, reconhecendo que as cooperativas desempenham um importante papel no desenvolvimento econômico, social e cultural das comunidades, promovendo a mobilização das pessoas para resolver seus problemas.

Durante sua 62ª Assembléia Geral, em dezembro último, a ONU discutiu o relatório do Secretário Geral sobre cooperativas e considerou que um “ano internacional” poderia trazer um novo ímpeto nas mudanças na política e na legislação para prover um ambiente e uma plataforma favorável para as empresas cooperativas.

Satisfeito com a primeira edição da Ação Cooperativista, o presidente da OCB/AL, Marcos Rocha, destacou que as cooperativas precisam estar atentas ao seu papel social. “O evento superou nossas expectativas, com a população sendo atendida nas suas necessidades. As cooperativas precisam estar preocupadas com a inclusão social, com ações que mudem a vida das pessoas. Por isso, estamos dando continuidade à Ação”, enfatizou.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos