Petrobras e Ufal firmam parceria

A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) será uma das instituições de ensino do país beneficiadas através de uma parceria firmada com a Petrobras. A Companhia está investindo em computação científica brasileira através da instalação de supercomputadores em instituições de ensino e centros de pesquisa.

A iniciativa tem o objetivo de estimular a atividade de pesquisa e desenvolvimento na área de petróleo e gás e para isso são instalados computadores de alto desempenho para uso acadêmico, como o modelo recentemente instalado no Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que recebeu investimento de R$ 5 milhões da Companhia.

O recurso para a instalação destes equipamentos está inserido no projeto das Redes Temáticas e Núcleos Regionais, modelo de parceria tecnológica pelo qual a Petrobras investe em instituições nacionais de ciência e tecnologia parte da receita obtida em alguns campos de petróleo, seguindo determinação da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).

De acordo com o gerente da Petrobras em Alagoas, Marcos Gonçalves, a Estatal já desenvolve outras parcerias na área de tecnologia com a Ufal e justamente graças aos excelentes resultados obtidos foi possível inserir a instituição nesse projeto, que contribui de maneira significativa com o desenvolvimento de ações na área de computação de alto desempenho.

Ainda este ano, serão inaugurados mais cinco supercomputadores, também de porte expressivo, compondo uma rede computacional chamada Grade BR, totalizando um investimento de R$ 24,2 milhões. Os computadores serão instalados, além da Ufal, na Coppe, USP, PUC-Rio e ITA.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos