HU registra superlotação na maternidade

A equipe médica da maternidade do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes está orientando as gestantes a procurar outras unidades para o atendimento, em função da superlotação do serviço.

A Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTI neo) e a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do HUPAA está com mais bebês internados do que sua capacidade.

Na UTI, há 50% a mais, e na UCI, 42%. Os leitos direcionados às mães, 60 no total, também estão no limite. A triagem, que seleciona as grávidas com necessidade de internação, está cheia neste terça-feira, 27, e há possibilidade dos números aumentarem no decorrer do dia.

Segundo Lúcia de Fátima Amorim, médica obstetra, plantonista da maternidade, quando não há risco de morte para a mãe ou a criança, o próprio hospital está encaminhando para outros lugares. Porém, há dificuldade de conseguir transporte.

Se houver riscos, seguindo orientações da direção-geral, que determina a abertura permanente obrigatória do serviço, e a falta de alternativas no estado, além da Maternidade Escola Santa Mônica, ambos são acolhidos. Porém, o pedido é de que procurem outros lugares antes mesmo de ir para lá.

A superlotação nas maternidades da capital é um problema recorrente. No fim de semana, a Maternidade Escola Santa Mônica também registrou superlotação.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos